Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Iga destaca mudança tática e quer evitar superstições
28/05/2022 às 20h02

A número 1 do mundo mudou o jeito de jogar e trocou também de roupa durante o jogo

Foto: Jimmie48/WTA

Paris (França) - Depois de vencer seu terceiro jogo em Roland Garros e garantir seu lugar nas oitavas de final, a número 1 do mundo Iga Swiatek destacou uma mudança tática que teve na partida contra a montenegrina Danka Kovinic neste sábado. A polonesa conta que percebeu que precisaria tirar um pouco o peso da bola e jogar com menos risco. Isso a ajudou a abrir boa vantagem no início do segundo set, mas a jovem de 20 anos teve oscilações em seu nível de tênis. Ainda assim, segue sem perder sets no torneio.

"Eu senti que ela usou meu peso de bola em alguns momentos, então eu tive que me ajustar um pouco mais ao jeito que ela estava jogando, e com certeza joguei um pouco mais inteligente", disse Swiatek após a vitória por 6/3 e 7/5 sobre Kovinic. "Mudei um pouco a tática no segundo set para jogar com menos risco, mas depois cometi alguns erros e sofri duas quebras. Não estou totalmente feliz com isso, mas no geral estou feliz com o desempenho e por ter virado o segundo set".

"Sinto que hoje eu tenho muito mais opções de jogo e isso é ótimo, porque realmente me ajudou a ganhar mais confiança. Além disso, tenho mais experiência de saber qual solução é a melhor para cada situação específica", acrescenta a polonesa, que marcou sua 40ª vitória na temporada e a 31ª seguida.

Sua próxima adversária é a chinesa de 19 anos Qinwen Zheng, 74ª do ranking, algoz de Simona Halep na segunda rodada. "Ouvi algumas outras jogadoras falando sobre ela. Tenho certeza de que ela merece estar nessa fase, porque está jogando muito bem. Mesmo quando ela perdeu algumas partidas, as pessoas estavam sempre diziam que ela tem talento".

Vinda de jogos muito tranquilos nas duas primeiras rodadas em Paris, contra Lesia Tsurenko e Alison Riske, a número 1 do mundo teve uma partida mais competitiva neste sábado. "Sim, nas outras partidas que joguei aqui eu estava dominando, e talvez em algum momento eu não estivesse durante a partida de hoje. Mas não foi surpreendente, não foi tão estranho. Eu tive jogos mais apertados em Stuttgart e também em Roma. Contra a Bianca [Andreescu], por exemplo. Não é que eu tenha esquecido como jogar esses tipo de jogo. Então está tudo bem".

Reação no segundo set após a troca de roupa
Uma mudança de roupa da polonesa não passou despercebida. Depois de ter perdido quatro games seguidos e se ver com 4/5 no segundo set, ela colocou uma camiseta de mangas longas por cima e voltou a jogar bem. O visual ficou parecido com o que ela usou na campanha do título em 2020, mas Iga diz que a mudança foi apenas por causa do frio, mas sabe que isso pode ajudar a retomar a concentração no jogo.

"Estava muito frio e ventando. Eu realmente não acredito em superstições, mas já vi algumas vezes as pessoas trocarem de roupa no intervalo entre os sets e de repente voltavam a jogar bem. Não sei se isso tem algo a ver com o nível do jogo. Lembro de que em Guadalajara, a Aryna [Sabalenka] mudou de roupa quando estava jogando contra mim, e ela ganhou o próximo set. Então eu não sabia se a roupa ajudou a Aryna a ganhar aquele jogo, mas ela ainda estava jogando um bom tênis".

Comentários