Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Rune bate Tsitsipas e faz história em Roland Garros
30/05/2022 às 12h15

Paris (França) - Atual vice-campeão do torneio, o grego Stefanos Tsitsipas não conseguiu passar desta vez das oitavas de final. Seu algoz neste ano foi o jovem dinamarquês Holger Rune, de apenas 19 anos, que nesta segunda-feira surpreendeu o cabeça de chave número 4 por 3 sets a 1, com o placar final de 7/5, 3/6, 6/3 e 6/4, depois de 3h04 de confronto.

Nas quartas, Rune terá pela frente o confronto nórdico com o norueguês Casper Ruud, que mais cedo bateu o polonês Hubert Hurkacz também por 3 sets a 1. O dinamarquês levou a pior nos três duelos anteriores, todos no saibro, dois deles no Masters 1000 de Monte Carlo (2021 e 2022) e um no Masters 1000 de Madri (2021)

Rune vai fazendo história em Roland Garros e se tornou o primeiro dinamarquês a chegar nas quartas de final na história do torneio. O último compatriota a ir tão longe em um Grand Slam foi Jan Leschly, que em 1967 chegou até as semifinais do US Open.



Com a vaga nas quartas do dinamarquês de 19 anos, é a primeira vez que dois tenistas com menos de 20 anos vão tão longe ao mesmo tempo desde 1994, quando Hendrik Dreekmann e Andrei Medvedev também alcançaram a antepenúltima rodada. Campeão juvenil em Paris em 2019, Rune bateu na final o norte-americano Toby Kodat, que havia superado Alcaraz na primeira rodada.

Entrando na competição com nenhuma vitória em Grand Slam depois de duas eliminações na estreia, Rune conquistou agora seus quatro primeiros triunfos neste nível de torneio. Ao bater Tsitsipas nesta segunda, ele melhorou seu retrospecto contra top 10, agora com duas vitórias em cinco duelos. O outro aconteceu no mês passado em Munique contra o alemão Alexander Zverev.

Tsitsipas até largou na frente no primeiro set e chegou a abrir 3/1, mas logo após conseguir a quebra de vantagem ele foi quebrado de volta e a igualdade permaneceu até a reta final quando o grego perdeu mais um saque. Em duelo bem parelho, uma quebra solitária definiu a segunda parcial, que foi para o grego, que salvou três break-points no terceiro e converteu um no oitavo.

Sem se abalar com a recuperação do rival, Rune se manteve muito firme em quadra e levou o terceiro set com um break conquistado no sexto game. O jovem dinamarquês seguiu fiel ao seu plano de jogo e chegou a abrir 5/2 na quarta parcial. Tsitsipas até devolveu um dos breaks, teve três chances para devolver o outro, mas não conseguiu e acabou mesmo eliminado.

Comentários