Paris (França) - A série invicta de Iga Swiatek no circuito foi colocada à prova nesta segunda-feira, mas a número 1 do mundo conseguiu mais uma vitória e chega às quartas de final de Roland Garros pelo terceiro ano seguido. A campeã de 2020 superou a jovem chinesa de 19 anos Qinwen Zheng, 74ª do ranking, por 6/7 (5-7), 6/0 e 6/2 em 2h44 de partida. Ela agora busca a terceira semifinal de Grand Slam de sua carreira profissional e segunda na temporada.
"Ela está jogando um ótimo tênis. Eu nunca havia tido a oportunidade de jogar contra ela, fiquei surpresa com alguns dos seus golpes, o topspin é incrível. Ela tem ótimos recursos e merece crédito, porque fez um grande resultado em Grand Slam", disse Swiatek, durante a entrevista em quadra. "E estou feliz por ter conseguido voltar para o jogo, depois de um primeiro set frustrante. Estou orgulhosa de mim mesma por continuar no torneio".
Com 32 vitórias seguidas, Swiatek tem a terceira maior série invicta a partir de 2000, igualando uma marca de Justine Henin alcançada em 2008. A polonesa de 20 anos agora tenta chegar às 34 vitórias de Serena Williams de 2013 ou até mesmo às 35 de Venus Williams em 2000. Na temporada, venceu 41 jogos e perdeu apenas três. Sua grande fase também aparece na estatística de sets, já que venceu 46 dos últimos 48 que disputou.
The best find a way 💪@iga_swiatek completes the final eight, battling by Zheng 6-7(5), 6-0, 6-2 and extending her win streak to 32 matches#RolandGarros pic.twitter.com/R5tEWLqiDa
— Roland-Garros (@rolandgarros) May 30, 2022
Apesar de Swiatek começar o jogo com 3/0, o placar não resumia exatamente o que acontecia em quadra, visto que a polonesa já havia escapado de dois break-points ainda no game de abertura. E não demorou para que Zheng, que tem muita potência nos golpes dos dois lados, pudesse reagir na partida, contando também com as oscilações da número 1 do mundo, para devolver a quebra.
Swiatek voltaria a quebrar e fez 5/2, no momento em que arriscava algumas variações nos golpes e tinha sucesso nas subidas à rede, mas perdeu três set-points quando sacava para fechar e cedeu o empate. Pouco mais tarde, a número 1 do mundo teve duas novas chances de definir a parcial, liderando por 6/5 e com o saque da adversária, mas novamente não conseguiu fechar. O tiebreak também começou melhor para a polonesa, que chegou a ter 5-2, mas errou muitas devoluções e golpes de fundo, enquanto a chinesa sacou muito bem e conseguiu reagir no placar. O equilíbrio na parcial era tanto que Zheng fez só um ponto a mais, 53 a 52.
Iga at work 👷♀️#RolandGarros pic.twitter.com/25pJCHACg0
— Roland-Garros (@rolandgarros) May 30, 2022
O segundo set também começou com Swiatek abrindo 3/0 e salvando dois break-points em seu primeiro game de serviço. Mas desta vez, Zheng começou a acusar problemas físicos. A chinesa pediu atendimento para a coxa direita e retornou a quadra com aparente limitação nos movimentos, principalmente na hora de sacar. A polonesa aplicou seu 16º 'pneu' na temporada e só permitiu à rival vencer um ponto com o próprio saque.
Logo no início do terceiro set, a número 1 do mundo largou com 2/0, chegando a oito games seguidos na partida. Zheng retirou a bandagem da perna e seguiu no jogo. Ela voltou a confirmar um game de saque e depois teve dois break-points contra Swiatek, mas errou um drop-shot e viu a polonesa salvar o outro com seu forehand. Apesar de ser um terceiro set mentalmente complicado, a líder do ranking conseguiu confirmar o favoritismo e voltaria a quebrar para vencer o jogo.
Duelo com Pegula nas quartas de final
A adversária de Swiatek nas quartas de final será a norte-americana Jessica Pegula, 11ª do ranking, que derrotou a romena Irina Begu, 63ª colocada, por 4/6, 6/2 e 6/3. Pegula, de 28 anos, chega às quartas de final de um Grand Slam pela terceira vez na carreira, repetindo as campanhas das duas últimas edições do Australian Open.
A norte-americana faz uma temporada consistente no circuito, tendo alcançado também a final em Madri e a semi em Miami. O histórico de confrontos entre Swiatek e Pegula está empatado por 1 a 1, com a polonesa tendo vencido o confronto mais recente, disputado no WTA 1000 de Miami.
Swiatek falou sobre a preparação para as quartas. "Vou me preparar do mesmo jeito do que para qualquer oura partida. Sei como a Jessica joga, ela faz uma ótima temporada, mas espero jogar o meu tênis e estar focada. Acho que tudo vai ficar bem".
Comeback complete 😤@JLPegula knocks out Irina Camelia Begu 4-6, 6-3, 6-3 to reach her maiden #RolandGarros quarter-final. pic.twitter.com/CqwVXzt2oU
— Roland-Garros (@rolandgarros) May 30, 2022