Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Cilic tem grande atuação e derruba Medvedev
30/05/2022 às 17h54

Paris (França) - No jogo que encerrou a rodada das oitavas de final de Roland Garros, Marin Cilic conseguiu uma vitória inédita sobre Daniil Medvedev. Depois de ter perdido os três duelos anteriores contra o rival, dois deles no ano passado, o experiente croata de 33 anos teve uma grande atuação nesta segunda-feira e venceu por 6/2, 6/3 e 6/2 em 1h45 de partida.

Cilic chega pela terceira vez na carreira às quartas de final de Roland Garros, repetindo as campanhas feitas em 2017 e 2018. O croata, que tem um título do US Open em 2014 e finais na Austrália e em Wimbledon, busca agora uma semifinal inédita em Paris.

Ex-número 3 do mundo e atual 23º colocado, Cilic comemora sua 35ª vitória sobre top 10 na temporada e a segunda na carreira. Após eliminar o vice-líder do ranking, o croata enfrenta outro russo que figura entre os dez primeiros do ranking. Seu próximo rival é o sétimo colocado Andrey Rublev, que lidera o histórico por 4 a 2.


"Foi uma partida fantástica do primeiro ao último ponto", disse Cilic em entrevista em quadra. "Tudo funcionou muito bem, o saque, a devolução, os movimentos. Os últimos 15 dias foram muito bons para mim, tanto nos treinos quanto nas partidas. Joguei um tênis consistente. E contra caras como o Daniil, você precisa manter o alto nível por toda a partida para ter alguma chance. Caso contrário, ele volta para o jogo. Então tive que manter o foco o tempo todo. Gostei da atmosfera, gostei da sessão noturna aqui. Joguei um tênis incrível - uma das melhores partidas da minha carreira do início ao fim."

Já Medvedev, de 26 anos, tentava igualar a boa campanha que fez até as quartas de final no ano passado em Paris. O ex-líder do ranking e atual campeão do US Open ficou afastado do circuito durante quase toda a temporada de saibro, depois de passar por uma cirurgia de hérnia. Ele voltou às quadras uma semana antes de Roland Garros, mas caiu na estreia em Genebra. Já nas três primeiras rodadas do Grand Slam francês, jogou bem e não perdeu sets.

Com ótimo desempenho no saque, Cilic não enfrentou break-points na partida. Além disso, o croata venceu 90% dos pontos quando colocou o primeiro serviço em quadra, vencendo 35 em 39 possíveis. No total, ele só perdeu 17 pontos em seus games de serviço.

Superior também nos ralis de fundo, ele fez 33 a 15 em winners e cometeu 22 erros não-forçados contra 28 de Medvedev, criando oito break-points para conseguir cinco quebras. Houve equilíbrio apenas nos pontos mais curtos, com até cinco trocas, em que Cilic fez 43 a 40. Já nos pontos com mais de cinco trocas, o croata fez 41 pontos e só perdeu 19.

Comentários