Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Mauresmo promete valorizar o feminino em 2023
02/06/2022 às 15h03

Mauresmo participou nesta quinta-feira de homenagem à ex-número 1 Billie Jean King em Paris

Foto: Nicolas Gouhier/FFT

Paris (França) - Após a repercussão negativa de suas declarações a respeito dos horários dos jogos em Roland Garros e da desvalorização do tênis feminino, já que apenas uma partida foi marcada para as dez sessões noturnas da competição, Amelie Mauresmo recuou e promete mudanças na edição de 2023. A diretora do torneio pediu desculpas às jogadoras e propôs ajustes na programação.

Mauresmo havia dito na última quarta-feira que os jogos do torneio masculino teriam maior apelo para o horário nobre, justificando a preferência. A declaração não foi de bom tom dentro do circuito e até mesmo a número 1 do mundo Iga Swiatek se mostrou surpresa e decepcionada com a posição da diretora do torneio. A ex-jogadora francesa falou nesta quinta, em entrevista ao Tennis Channel, sobre a situação.

"Em primeiro lugar, os comentários que fiz foram retirados do contexto. E quero pedir desculpas às jogadoras que realmente se sentiram mal com o que eu disse", disse Mauresmo. "Mais uma vez, acho que as pessoas me conhecem dentro e fora das quadras e sabem de tudo o que eu fiz ao longo da minha carreira, lutando por direitos iguais no tênis feminino e para as mulheres no geral".

"Em relação à programação dos jogos, especificamente para as partidas noturnas, minha opinião foi que, por termos apenas uma partida para os detentores de ingressos, é muito mais difícil agendar uma partida feminina porque temos que levar em consideração a duração dos jogos", acrescentou a ex-número 1 do mundo e vencedora de dois Grand Slam.

"No próximo ano, para poder ser mais justo com as jogadoras, assim como com as demais categorias, seria bom talvez ter a possibilidade de colocar duas partidas femininas ou talvez uma partida feminina mais uma partida de duplas nas sessões noturnas", complementou a francesa, que também reconheceu que pode mexer nos horários da sessão noturna. "Eu concordo que os jogos são muito tarde. Mas tentamos modernizar o evento e vejo que temos alguns ajustes a fazer. E vamos falar sobre isso depois do torneio".

Comentários