Paris (França) - Representante brasileiro no torneio de tênis em cadeira de rodas em Roland Garros, Ymanitu Silva ficou com o vice-campeonato de duplas na categoria Quad em Paris. Ymanitu e o australiano Heath Davidson foram superados pelos holandeses Sam Schroder e Niels Vink, principais cabeças de chave do torneio, que marcaram um duplo 6/2 em 1h05 de partida.
Catarinense de 39 anos, Ymanitu fez sua segunda participação em Roland Garros e chegou pela segunda vez à final de duplas, assim como já havia feito em 2019. O atual número 11 no ranking da ITF de sua categoria recebeu convite da Federação Francesa de Tênis. Na chave de simples, foi superado pelo norte-americano David Wagner, quarto colocado no ranking.
Ymanitu e Davidson só haviam jogado juntos em dois torneios em 2019, enquanto a parceria holandesa disputa o circuito regularmente, com 14 títulos juntos, incluindo o US Open e os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Durante a partida desta sexta-feira, Schroder e Vink conseguiram quatro quebras e só enfrentaram um break-point.
As competições de tênis cadeira de rodas começaram a ser disputadas em Roland Garros no ano de 2007, mas a categoria Quad só foi incluída no programa em 2019. Ymanitu Silva tentava conquistar um título de Grand Slam para o tênis brasileiro na modalidade.
"A gente quando ganhou a semifinal sabia que a final seria uma pedreira porque os holandeses são atuais campeões da Paralimpíada de Tóquio, medalhistas de ouro. Onde que eles vão, papam tudo", disse Ymanitu, em entrevista à ESPN. "Mas mesmo assim, a gente estava confiante de que íamos deixar o nosso melhor dentro da quadra. Falei para o meu parceiro, a gente tem que se divertir e aproveitar o momento. Todo o trabalho duro e a rotina diária de treinamento recompensa. Vou trabalhar duro para entrar em mais torneios do Grand Slam".
🇳🇱🇳🇱🇳🇱
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 3, 2022
Niels Vink and @SamWCTennis are the 2022 Quad Doubles Champions, defeating Heath Davidson &
Ymanitu Silva 6-2, 6-2. #RolandGarros pic.twitter.com/wTNbGR1Bdk