Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Ruud vira o jogo e desafia Nadal na final em Paris
03/06/2022 às 17h15

Especialista no saibro, Ruud disputará sua primeira final de Grand Slam

Foto: FFT

Paris (França) - A primeira final de Grand Slam na carreira de Casper Ruud será em sua superfície favorita, o saibro. O norueguês de 23 anos e número 8 do mundo garantiu vaga na decisão de Roland Garros depois de vencer a semifinal desta sexta-feira contra o croata Marin Cilic, 23º do ranking, por 3/6, 6/4, 6/2 e 6/2 em 2h55 de partida.

Ruud terá a missão de enfrentar no próximo domingo o maior campeão do torneio, Rafael Nadal. Recordista de títulos de Grand Slam, com 21 conquistas, o espanhol que completou 36 anos nesta sexta-feira busca o 14º troféu em Paris. Apesar de serem dois jogadores com predileção pelo saibro, Ruud e Nadal jamais se enfrentaram. Ainda assim, os dois se conhecem muito bem, já que o norueguês treinou na Rafa Nadal Academy.

A vitória desta sexta-feira também foi a décima seguida para Ruud no circuito, já que ele vem da conquista do ATP 250 de Lyon na semana anterior ao Grand Slam francês. De seus oito títulos em torneios da ATP, sete foram conquistados no saibro. Na atual temporada, o norueguês também foi campeão em Buenos Aires.

A campanha de Ruud em Paris começou com uma vitória em quatro sets contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, que disputava o último jogo de sua carreira profissional aos 37 anos. Depois, o norueguês passou tranquilo pelo finlandês Emil Ruusuvuori, precisou de cinco sets contra o italiano Lorenzo Sonego e também fez jogos de quatro sets contra o polonês Hubert Hurkacz nas oitavas e o dinamarquês Holger Rune nas quartas.

Já o experiente Marin Cilic tem a comemorar sua melhor participação em Roland Garros aos 33 anos. Campeão do US Open em 2014 e vice tanto na grama de Wimbledon, quanto no piso duro da Austrália, o croata se tornou apenas o quinto jogador em atividade no circuito a ter alcançado semifinais em todos os quatro torneios do Grand Slam, juntando-se a Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray. Durante a ótima campanha em Paris, ele passou por dois nomes do top 10, os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev.

Saque e devoluções de Cilic fizeram a diferença no 1º set
Apesar de ter vencido o primeiro set, Cilic salvou dois break-points no início da partida, apostando em saques abertos, definindo um dos pontos com seu potente forehand. O croata conseguiu a primeira quebra da partida em um game com ótimas e variadas devoluções, uma com o backhand na paralela e outras duas nas cruzadas, uma com o forehand e outra com o backhand. Mais agressivo em quadra, com 15 winners contra 3 no primeiro set, o croata voltaria a quebrar na reta final do set.

Ruud passou a ser mais efetivo com o forehand no 2º set
No segundo set, Ruud sacou muito bem nos momentos importantes. Ele disparou sete aces e salvou todos os quatro break-points que enfrentou. O jogo seguia com pontos curtos, definidos com poucas trocas de bola, mas Ruud já conseguia definir muito mais pontos com seu forehand, o que lhe rendeu 14 dos 16 winners que fez na parcial. O norueguês conseguiu uma quebra logo no início da parcial.

Partida chegou a ser interrompida no terceiro set
Ruud abriu vantagem no terceiro set, ao conseguir duas quebras em games muito longos e confirmar rapidamente seus games de saque para liderar por 4/0. A partida foi interrompida por aproximadamente 15 minutos quando o norueguês vencia por 4/1, por conta de uma invasão de quadra e o protesto contra as mudanças climáticas. E na volta, Ruud teve que reverter um 15-40 e fechou o set. Com amplo domínio no quarto set, o norueguês conseguiu duas novas quebras e só perdeu mais dois pontos em seus games de serviço para chegar à vitória.

Comentários