Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Ruud: 'Enfrentar o Rafa na final é o maior desafio'
03/06/2022 às 22h23

Ruud disputa sua primeira final de Grand Slam e enfrenta o recordista de títulos e maior campeão em Paris

Foto: FFT

Paris (França) - Depois de garantir vaga na final de Roland Garros, Casper Ruud já sabe do tamanho do desafio que será enfrentar seu ídolo Rafael Nadal no próximo domingo. O norueguês de 23 anos e número 8 do mundo tem a missão de enfrentar o maior campeão do torneio, com 13 conquistas, e recordista de títulos de Grand Slam, 21 no total. Além disso, Nadal nunca perdeu uma final em Paris.

"Jogar contra o Rafa na final de Roland Garros é provavelmente o maior desafio que existe neste esporte. Acredito que ele tem 13 a 0 nas finais, e isso apenas mostra que pode parecer uma tarefa impossível. Mas é claro que vou tentar como as outras 13 pessoas antes de mim fizeram. Obviamente vai ser difícil. Todos sabemos o grande campeão que ele é e o quão bem ele joga nas partidas mais importantes", disse Ruud, depois de vencer a semifinal contra o croata Marin Cilic por 3/6, 6/4, 6/2 e 6/2.

"Vou tentar aproveitar. Serei o azarão e tentarei sonhar com grandes winners e ralis inacreditáveis, porque é isso que vou precisar se eu quiser ter alguma chance. Preciso jogar o meu melhor tênis em todos os tempos. Mas ainda tenho que acreditar que posso vencer, e acho que o meu jogo hoje estava funcionando muito bem, especialmente no terceiro e no quarto set", acrescentou o norueguês, já projetando o duelo com o espanhol. Especialista no saibro, Ruud conquistou sete de seus oito títulos de ATP em sua superfície favorita.

Ruud foi perguntado sobre quantas finais de Roland Garros com Nadal em quadra ele se lembra de ter assistido. "Provavelmente assisti todas (sorrindo). Acho que eu consigo falar de todas as finais e contra quem ele jogou, porque assisti a todas na TV. É incrível estar na final quando você vê que jogadores como Puerta, Federer, Djokovic, Thiem e Wawrinka também já jogaram com ele nas finais. Então, fazer parte desse grupo é algo que eu sempre posso me gabar quando encerar a carreira. Mas é claro que vou tentar o título, eu poderia me gabar ainda mais

Apesar de o confronto ser inédito no circuito profissional, os finalistas se acontecem bem, já que Ruud treinou muitas vezes na Rafa Nadal Academy. "Nós jogamos alguns sets de treino. Quse sempre ele me derrotou. Houve alguns sets próximos, 7/6, 7/5, sempre a favor dele. Mas é porque estamos jogando na academia dele e eu quero ser legal com o Rafa".

Embora tenha sido número 1 do ranking mundial juvenil em 2016, Ruud teve uma transição gradual para o tênis profissional e sempre acreditou muito no trabalho. "Eu assistia muito tênis pela TV quando era mais jovem e às vezes parecia irreal para mim estar lá porque eu via o quão bem os caras estavam jogando na TV. Eu não era tido como um menino incrivelmente talentoso quando era mais jovem. Não me destaquei muito quando eu tinha 12, 13, 14, como outras estrelas juvenis fazem".

"Então, eu realmente não estava me imaginando muito, mas é claro que sempre foi um sonho. Acho que o primeiro grande momento para mim foi jogar Roger [Federer] aqui em Roland Garros alguns anos atrás na terceira rodada e, em 2020, fiz minha primeira semifinal de um Mastrs 1000. Acho que quando fiz aquela semifinal isso meio que mudou um pouco minha atitude e percebi que posso jogar bem nos maiores torneios", comenta o norueguês. "Este ano, meu objetivo era apenas chegar às quartas de final quando e aqui estou eu na final. Então foi melhor do que eu esperava".

Primeiro homem norueguês em uma final de Grand Slam, Ruud foi perguntado sobre o impacto do resultado para o seu país. "Não tenho certeza, porque não fico muito na Noruega. Estou viajando quase todo o ano, então não consigo passar tanto tempo lá quanto gostaria. Mas espero que nos próximos anos possamos construir mais instalações de tênis na Noruega e fazer o esporte crescer. Mas, obviamente, essa final ajuda a manter o interesse pelo país. Já aconteceu na Noruega com o golfe. Temos um jogador de golfe chamado Viktor Hovland que é o top 5 do mundo no golfe. Parece que todo mundo quer jogar golfe novamente na Noruega. Se essa pode ser a mesma situação, mas com o tênis, ficaria super feliz".

Comentários