Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Iga: 'Fazer algo além do que Serena fez é especial'
04/06/2022 às 18h13

Paris (França) - Jogadora do momento na WTA, a polonesa Iga Swiatek acumulou uma série de feitos com a conquista de Roland Garros deste sábado. Entre todos eles, um dos que mais marcou a atual número 1 do mundo foi chegar à 35ª vitória consecutiva, igualando a maior sequência desde o ano 2000, que pertencia a Venus Williams e deixando para trás as 34 de Serena Williams

“Chegar a 35 vitórias seguidas e fazer algo além do que Serena fez é especial, porque eu sempre quis ter algum tipo de recorde, o que ficou bem difícil depois no tênis depois da carreira de Serena”, comemorou Swiatek, que agora já tem a terceira maior série desde 1990, mas ainda está longe do recorde absoluto, que é de Martina Navratilova e seus 74 triunfos seguidos.

Imbatível nas últimas oito finais que disputou, a polonesa diz não ter grande segredo para isso. “Tento encará-las como qualquer outro jogo, o que é muito difícil e meio impossível, porque sempre haverá uma quantidade maior de estresse. Você tem a sensação que o torneio está chegando ao fim e que este é o último jogo e quer terminar da melhor maneira possível”, contou Iga, que comparou seus dois títulos em Paris.

“Agora sinto que estou mais preparada para o que está por vir e mais sólida, pois foi tudo muito agitado há dois anos. Agora mesmo estou pronta para comemorar um pouco mais. Em 2020 a principal coisa que senti foi confusão, porque nunca acreditei 100% que poderia realmente ganhar um Grand Slam. Desta vez foi trabalho puro. E também sei melhor como é ganhar um Slam”, afirmou a líder do ranking.

Ao se posicionar a favor da paz, Iga mostrou uma das características de sua geração que é usar uma plataforma para falar sobre questões importantes. “Acho que é como uma escolha individual. Não fico confortável em ter que falar sobre qualquer assunto”, argumentou a polonesa.

"Mas acho que se é realmente importante para nós, talvez devêssemos usar nossa voz porque somos figuras públicas e temos algum impacto. Quando me tornei a número 1 do mundo, senti que tenho algum tipo de obrigação de falar, mas realmente quero continuar fazendo isso de maneira inteligente e sem exagero”, acrescentou Swiatek.

Ela também comentou sobre a presença na torcida do compatriota Robert Lewandowski, eleito o melhor jogador de futebol do mundo em 2021. “Não sabia e estou feliz com isso. Ficaria muito estressada se soubesse antes. Não sei se ele é como um grande fã de tênis ou não, mas ele é o melhor atleta do nosso país há tantos anos que ainda é difícil acreditar que realmente veio me assistir. Espero que tenha gostado”, falou Iga sorrindo.

Comentários