
Mallorca (Espanha) - Dois dias depois de conquistar Roland Garros pela 14ª vez, numa campanha que o obrigou a jogar com o pé anestesiado o tempo inteiro, Rafael Nadal fez o primeiro tratamento com seu médico particular na tentativa de resolver a questão da dor.
Nadal esteve na clínica do dr. Angel Cotorro na terça-feira, em Barcelona, e se submeteu a uma sessão de rádio frequência através de pulsos, aplicados nos diferentes nervos que ficam na região mais dolorida do seu pé esquerdo.
O canhoto espanhol sofre da síndrome de Mueller-Weiss. Essa doença degenerativa afeta o osso chamado escafoide tarsal, um osso pequeno que, por receber muita pressão, perde o fluxo sanguíneo e por isso entra em processo de necrose. O osso corre o risco de se desintegrar ou se fragmentar e esse desgaste é o que gera dor intensa na parte de trás do pé.
Após o tratamento, Nadal voltou para Mallorca e ficará em repouso, fazendo apenas exercícios físicos. Conforme o resultado da aplicação, será liberado para retomar os treinamentos e isso garantirá sua presença pelo menos em Wimbledon. Ele por enquanto não está inscrito em qualquer dos preparatórios para a grama.
Se for necessário, pode ser feita uma segunda sessão de rádio frequência.