Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Nadal ergue 14º troféu em Paris e vence 22º Slam
05/06/2022 às 12h30

Paris (França) - Maior campeão da história de Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal segue ampliando seus recordes no torneio e neste domingo chegou ao 14º título. Ele manteve sua invencibilidades nas finais em Paris e pela sexta vez venceu uma em sets diretos, batendo neste domingo o norueguês Casper Ruud com o placar final de 6/3, 6/3 e 6/0, depois de 2h18 de jogo. O canhoto de Mallorca também aumenta o seu recorde de Grand Slam e conquista o 22º da carreira.

Quarto mais jovem a faturar Roland Garros desde o começo da Era Aberta, Nadal se tornou agora o mais velho campeão do torneio, batendo a marca do compatriota Andres Gimeno, que se sagrou campeão em 1972 aos 34 anos e 10 meses. O canhoto de Mallorca, que completou 36 anos na semana passada, também é agora o terceiro vencedor de Grand Slam mais velho da Era Aberta, atrás apenas de Ken Rosewall e de Roger Federer.

A vitória na final contra Ruud foi a 30ª do espanhol na temporada, e a 90ª em sets diretos no saibro parisiense, somando agora 112 triunfos na competição. Ao bater o norueguês, ele também manteve outra escrita, a de vencer todos os 74 oponentes diferentes que enfrentou em Roland Garros, uma vez que os dois únicos que o bateram no torneio, o sueco Robin Soderling e o sérvio Novak Djokovic, também já foram superados por ele lá.

Em uma das suas campanhas mais trabalhosas da carreira, Nadal conseguiu um raro feito desde a Era Aberta, derrubando quatro top 10 para levantar a taça ́(Ruud, Alexander Zverev, Novak Djokovic e Felix Auger-Aliassime). Apenas outros dois jogadores tiveram um caminho tão duro para faturar um Grand Slam, o primeiro deles o sueco Mats Wilander, na conquista de Roland Garros em 1973, e o outro o suíço Roger Federer, no Australian Open de 2017.

Outro feito não muito comum que o canhoto de Mallorca alcançou foi o de vencer os dois primeiros Slam da temporada. Desde a Era Aberta, apenas outros cinco nomes conseguiram ser campeões dos nestas circunstâncias: Novak Djokovic (2021 e 2016), Jim Courier (1992), Mats Wilander (1988), Bjorn Borg (1980, 1979 e 1978) e Rod Laver (1969).

Apesar de ter vencido o Australian Open e agora Roland Garros, o espanhol não conseguirá subir muito no ranking e ganhará apenas uma colocação com o título deste domingo, saindo da quinta para a quarta posição. Do outro lado, Ruud sairá do oitavo posto para o sexto, o melhor da carreira. Nadal levará para casa uma premiação de 2,2 milhões de euros, enquanto o norueguês receberá 1,1 milhão pelo vice.

Logo de cara ficou claro que Ruud teria bastante trabalho e sofreria para conseguir fazer frente ao rival, perdendo os dois primeiros games da partida. O norueguês esboçou reação ao devolver a quebra e sacar para fazer 2/2, só que acabou perdendo o saque mais uma vez. Depois disso, o domínio foi de Nadal, que se manteve firme com os serviços até o final e largou na frente, abrindo 1 set a 0.

O norueguês começou a segunda parcial ainda em baixa e teve que salvar três break-points logo no primeiro game, mas então viu Rafa baixar o ritmo e se aproveitou. Um game péssimo do espanhol com o saque no quarto o fez levar a quebra e colocou o rival em vantagem de 3/1. Contudo, Ruud não manteve o ritmo, enquanto o canhoto de Mallorca se recuperou do outro lado e tratou de vencer os cinco games seguintes para fechar o set.

Nadal tomou conta do jogo e Ruud se encolheu totalmente, perdeu os seis games do terceiro set e a final acabou com um 'pneu' do espanhol. O desempenho do norueguês na reta final foi tão abaixo que ele faturou apenas oito pontos dos 32 disputados em toda a parcial, levando mais três quebras, uma delas de zero.

Com aproveitamento de 69% com o saque, o espanhol cedeu apenas três chances de quebra na partida e amargou duas. Em contrapartida, ele venceu 55% dos pontos na devolução, aproveitando 8 dos 16 break-points que teve. Rafa terminou o jogo com 21 winners a mais que Ruud (37 a 16) e com oito erros não forçados a menos (18 a 26).

Comentários