Notícias | Dia a dia
Bia bate Halep e tenta 2º título seguido na grama
19/06/2022 às 09h23

Birmingham (Inglaterra) - Beatriz Haddad Maia continua imbatível na grama inglesa. Campeã de Nottingham em simples e duplas há uma semana, a canhota de 26 anos obteve outra proeza ao superar a romena Simona Halep, ex-número 1 do mundo e campeã de Wimbledon em 2019. Venceu com parciais de 6/3, 2/6 e 6/4. em semifinal adiada do sábado e vai disputar ainda hoje o título do WTA 250 de Birmingham.

Sua adversária na decisão às 11 horas será a chinesa Shuai Zhang, que superou a também romena Sorana Cirstea por 4/6, 6/1 e 7/6 (7-5). A paulistana ganhou o único diante da chinesa, em Miami de 2018. Zhang foi a parceria de Bia no título de duplas de domingo passado.

Esta foi a oitava vitória seguida da brasileira sobre a grama e a sexta na carreira sobre uma adversária de nível top 20, três delas nesta temporada, incluindo as duas sobre a grega Maria Sakkarim então 3ª e 5ª.

Com a nova final, Bia garantiu o 30º posto do ranking, o segundo mais alto que uma brasileira já obteve desde a criação do sistema, em 1975, ficando muito perto do 29º posto de Maria Esther Bueno.

Bia também se torna a segunda brasileira em todos os tempos a jogar duas finais de primeira linha sobre a grama em sequência. A última a obter tal façanha foi Maria Esther, campeã em Eastbourne e Manchester e vice em Chestnut Hill entre julho e agosto de 1968.

Virada e escorregões
Derrotada por Halep nos dois confrontos anteriores, o primeiro em Wimbledon de 2017 e o outro em Melbourne deste ano, Bia entrou decidida a tomar conta dos pontos. Forçou desde o começo da partida, mas após bons pontos acabou falhando e permitindo quebra. Halep saltou a 2/0, mas a brasileira se achou e conseguiu ser agressiva diante do segundo saque pouco contundente da romena. Mais duas quebras se seguiram, em momento instável das sacadoras, até que Bia se firmou e fez 4/3.

Halep já havia então sofrido um primeiro escorregão no fundo de quadra e uma segunda passada em falso pareceu tirar um pouco da confiança e da mobilidade. Bia sustentou o padrão, se manteve agressiva e trocou direções sempre que possível. Aproveitou o segundo break-point para abrir 5/3 e fechou com grande autoridade.

A número 20 pediu imediatamente atendimento médico para o tornozelo, mas confirmou o primeiro serviço do segundo set sem susto e pareceu recuperar a concentração. Bia também sacou firme por duas vezes, mas vacilou no sexto game e foi quebrada depois de uma dupla falta e uma grande passada de Halep..

Terceiro set tenso
A romena havia ganhado de vez confiança e procurava não arriscar tanto o primeiro saque para não ficar à mercê das devoluções agressivas. Muito firme na base, conseguiu a quebra para fazer 3/1, mas Bia reagiu imediatamente com um game espetacular em que conseguiu trocar direções com grande profundidade o tempo todo. Empatou em seguida e ainda conseguiu a virada, tirando o saque da romena com muita determinação nas devoluções.

Com o saque, no entanto, faltou melhor índice de primeiro serviço, o que permitiu a Halep entrar em todos os pontos e atacar sempre o backhand da brasileira. Nova quebra e empate. Bia não abaixou a cabeça e fez lances de enorme qualidade no nono gamem obtendo a quebra na segunda tentativa após ponto em que atacou sempre e por todos os lados. O game final não foi menos tenso, com longas trocas, muita bola perto da linha até que Bia aproveitou o segundo match-point

Comentários