Notícias | Dia a dia
Halep vence, mantém o nº 1 e enfrenta Sharapova
18/05/2018 às 17h41

Vitória garante a romena como cabeça 1 de Roland Garros

Foto: Divulgação

Roma (Itália) - Com a missão de vencer seu jogo nesta sexta-feira para manter a liderança do ranking da WTA, Simona Halep cumpriu um de seus objetivos da semana. A romena assegurou sua permanência na primeira posição ao ser semfinalista do Premier de Roma. A vaga na penúltima rodada veio com vitória por 6/2 e 6/3 contra a francesa Caroline Garcia em apenas 1h13 de partida.

Halep iniciou a semana com a posição ameaçada por Caroline Wozniacki. Se a romena fosse eliminada antes das quartas de final, perderia a liderança do ranking. Como as duas chegaram às quartas em Roma, a romena precisava vencer um jogo a mais que sua concorrente, e isso aconteceu já que a dinamarquesa perdeu nesta sexta-feira por 6/3 e 6/1 para a estoniana Anett Kontaveit.

A manutenção da liderança do ranking também fará com que Halep seja a principal cabeça de chave em Roland Garros. A romena tem dois vice-campeonatos no saibro parisiense, em 2014 e também no ano passado, e ainda luta pelo primeiro título de Grand Slam da carreira. Ela também foi finalista do Australian Open, em janeiro, quando perdeu para Wozniacki em três sets.

Na semifinal marcada para o meio-dia (de Brasília) deste sábado, Halep enfrentará Maria Sharapova. A número 1 do mundo tem apenas uma vitória em oito jogos contra a russa, ex-líder do ranking e atual 40ª colocada. O resultado positivo aconteceu exatamente no encontro mais recente, no ano passado em Pequim. Sharapova venceu os dois duelos realizados no saibro.

A partida que encerrou a rodada de quartas de final em Roma começou com uma sequência de cinco quebras, sendo três a favor da romena. Nos três games seguintes, Halep venceu doze pontos em quinze possíveis para fechar a primeira parcial. Se a contagem de winners estava empatada por 6 a 6, Garcia cometeu 19 erros não-forçados contra apenas dez de Halep.

O segundo set foi um pouco mais tranquila para a romena, que pressionou o saque de Garcia para conquistar duas quebras e liderar por 5/2. Antes de sacar para o jogo, Halep só havia perdido três pontos em seus games de serviço em todo o set, mas Garcia acabou devolvendo uma das quebras após dois winners de devolução seguidos. A reação foi breve para a francesa, que voltaria a perder o saque. Garcia liderou a contagem de winners por 15 a 14, mas fez 37 erros contra apenas 20 da líder do ranking.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis