Notícias | Dia a dia
Chilena Gatica é afastada por suspeita de doping
22/06/2022 às 12h42

Barbara Gatica está afastada preventivamente do circuito profissional

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - A chilena Barbara Gatica, de 25 anos e habitual parceira da brasileira Rebeca Pereira no circuito de duplas, foi suspensa preventivamente pela ITIA, a Agência de Integridade do Tênis Internacional, sob suspeita de uso de substâncias não autorizadas.

Segundo comunicado oficial, a tenista foi informada no dia 31 de maio que estava sendo avaliada por violar o artigo 2.1 do regulamento antidoping por terem sido encontradas substâncias proibidas nas amostras tiradas durante o WTA de Bogotá, em abril.

Gatica apelou da suspensão provisória, mas isso foi negado por William Norris, que presidente o tribunal independe da ITIA. Número 167 do ranking de duplas no momento, está então afastada de todas as competições até julgamento.

Segundo a ITIA, a amostra colhida deu positivo para boldenona, que é um esteroide anabolizante. Gatica pediu a contraprova e aguarda resultado.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Barbara Gatica Avilés (@barbara_gatica)

"No mês passado, recebi uma das notícias mais difíceis da minha carreira. A Federação Internacional de Tênis identificou uma substância proibida (Boldenona) em uma amostra de urina. Nunca fiz uso intencional de de nenhuma substância proibida e e levo a muito a sério as minhas responsabilidades como atleta profissional. Nunca colocaria em risco a minha carreira e minha reputação", divulgou Gatica em suas redes sociais.

"Investiguei o que consumi nos dias anteriores à amostra e contratei advogados e um bioquímico para que me ajudem nesse assunto. Minha prioridade máxima no momento é identificar o que poderia ter causado o resultado desse exame para demonstrar minha inocência e voltar às quadras o mais rápido possível", acrescentou a chilena.

Gatica vinha em bom momento no circuito de duplas ao lado da brasileira Rebeca Pereira. Juntas, elas conquistaram três títulos de ITF na temporada, o mais recente no início de maio, em Praga.

Comentários