Londres (Inglaterra) - De volta ao circuito depois de se tornar mãe em abril do ano passado, a belga Yanina Wickmayer está de volta a uma chave principal de Grand Slam. Ela conseguiu a vaga em Wimbledon depois de furar o quali, tendo superado a sul-coreana Su Jeong Jang nesta quinta-feira por 6/1 e 6/4.
Wickmayer, de 32 anos, chegou a ser número 12 do mundo em 2010. Um ano antes, foi semifinalista do US Open. Em Wimbledon, sua melhor campanha foi em 2011, quando chegou às oitavas. O último Slam que ela havia disputado foi o US Open de 2020.
A belga pediu o ranking protegido de número 162 para jogar o quali de Wimbledon e não perdeu sets na semana. Ela vinha de vitórias sobre a austríaca Julia Grabher e contra a búlgara Isabella Shinikova, em partida com apenas 50 minutos de duração. Wickmayer retomou a carreira profissional em fevereiro e aparece atualmente no 603º lugar do ranking.
Jovens jogadoras entram na chave
Outra veterana do circuito que tentou o quali de Wimbledon foi a ex-top 10 Coco Vandeweghe, 160ª do ranking. A norte-americana perdeu na rodada final para a polonesa de 20 anos Maja Chwalinska por 3/6, 6/3 e 6/4. Chwalinska, 172ª colocada, é contemporânea da número 1 do mundo Iga Swiatek desde o circuito juvenil e disputará seu primeiro Grand Slam como profissional. A rodada final do quali foi boa para outra polonesa Katarzyna Kawa, de 29 anos e 132ª do ranking, venceu a francesa Leolia Jeanjean por 7/5 e 6/2.
Representantes da nova geração, a alemã de 18 anos Nastasja Schunk e a andorrana de 16 anos Victoria Jimenez Kasintseva tiveram destinos opostos. Schunk venceu a norte-americana Danielle Lao por 6/1 e 6/3, enquanto Kasintseva, que tentava disputar seu primeiro Grand Slam, foi superada pela australiana Astra Sharma por 3/6, 6/2 e 6/3.
Mexicana disputará mais um Slam
Viva Mexico! 🇲🇽
— ITF (@ITFTennis) June 23, 2022
Congratulations to Fernanda Contreras Gomez, who qualifies for her second straight Grand Slam 👏
📹: #Wimbledon pic.twitter.com/2yFOPX5V5U
Ainda nesta quinta-feira, a mexicana Fernanda Contreras Gomez conseguiu vaga em seu segundo Grand Slam seguido. Depois de furar o quali de Roland Garros, ela também garantiu vaga em Wimbledon depois de bater a húngara Timea Babos por 6/3, 1/6 e 6/3. Única sul-americana a ter atingido a rodada final do quali, a argentina Maria Carle, 210ª do ranking, perdeu para a sueca Mirjam Bjorklund, 123ª colocada, por 7/6 (7-2), 6/7 (5-7) e 6/1.
Também passaram as norte-americanas Christina McHale, Catherine Harrison, Emina Bektas e Louisa Chirico, as australianas Jaimee Fourlis, Zoe Hives e Maddison Inglis, além da japonesa Mai Hontama.