Notícias | Dia a dia
Wimbledon pode ter Serena como cabeça de chave
22/05/2018 às 13h43

Serena já foi beneficiada pelos organizadores do Slam britânico em 2011

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Depois da confirmação por parte da Federação Francesa de Tênis (FFT) de que Serena Williams não será cabeça de chave em Roland Garros, que começa no próximo domingo, a situação em Wimbledon pode ser diferente. O Grand Slam britânico tem independência para definir sua lista de favoritos sem necessariamente seguir a ordem do ranking.

Tradicionalmente, os organizadores de Wimbledon realizam um cáculo para a definição dos cabeças de chave entre os homens, cuja fórmula leva em conta o ranking da ATP da semana anterior e um bônus obtido pelas pontuações em torneios na grama nos dois anos anteriores. Já no feminino, o ranking costuma ser soberano, mas há possibilidade de escolhas subjetivas.

"A ordem das cabeças de chave segue o ranking da WTA, exceto quando, na opinião do comitê, uma mudança é necessária para balancear a chave", diz o site oficial do All England Club, sede do Grand Slam britânico, do qual Serena possui sete títulos.

A própria Serena já foi beneficiada por uma decisão dos organizadores. Em 2011, quando teve uma embolia pulmonar, a norte-americana iniciou a temporada apenas em junho e ocupava o 25º lugar do ranking quando Wimbledon começou. No entanto, ela foi designada a sétima cabeça de chave da competição. Como defendia o título, mas caiu ainda nas oitavas, Serena foi parar no 175º lugar do ranking depois do torneio e corria risco de não ser cabeça de chave no US Open, mas ela foi campeã em Stanford e Toronto e consegiu jogar em Nova York como a 27ª favorita.

A lista de inscritas de Wimbledon fecha na semana que vem, o que significa que a atual 453ª colocada precisará do ranknig protegido para entrar diretamente na chave. Serena, entretanto, pode ser cabeça de chave mesmo sem precisar do crivo dos organizadores. Caso ela seja finalista em Roland Garros, pode ficar entre as 32 melhores jogadoras do mundo. A lista das cabeças de chave em Wimbledon terá como base o ranking do dia 26 de junho e o terceiro Grand Slam do ano começa no dia 2 de julho.

Comentários
Loja - livros
Mundo Tênis