Londres (Inglaterra) - Horas depois de realizar o sorteio das chaves nesta sexta-feira, a organização de Wimbledon definiu que a número 1 do mundo Iga Swiatek terá o privilégio de fazer o primeiro jogo da Quadra Central na próxima terça-feira, atuando diante da croata Jana Fett.
Tradicionalmente, os campeões do ano anterior são os escolhidos para a abrir a Quadra Central de Wimbledon nos dois primeiros dias de torneio, o vencedor da chave masculina na segunda-feira e a atual campeã feminina na terça.
The world No.1 having a hit under the Centre Court roof #CentreCourt100 | @iga_swiatek pic.twitter.com/hafUhpxjiX
— Wimbledon (@Wimbledon) June 24, 2022
Entretanto, a vencedora do ano passado foi Ashleigh Barty, que encerrou sua carreira profissional em março deste ano. Havia, então uma indefinição nos últimos dias sobre qual seria a tenista escolhida para jogar na terça de manhã, sendo cogitadas a vice Karolina Pliskova, a campeã de 2019 Simona Halep, a heptacampeã Serena Williams e a anfitriã e campeã do US Open Emma Raducanu, mas a opção foi pela atual líder do ranking, invicta há 35 jogos no circuito.
Simona Halep, aliás, não teve a oportunidade de fazer parte dessa tradição. Isso porque a edição de 2020 foi cancelada por conta da pandemia. Já em 2021, a romena não jogou em Wimbledon, por lesão na panturrilha. Na ausência de Halep, a escolha dos organizadores no ano passado também foi pela número 1 do mundo, e Barty abriu o torneio enfrentando a espanhola Carla Suárez Navarro.
Outro caso parecido aconteceu em 2014, mas a decisão foi diferente. A francesa Marion Bartoli, campeã de 2013, se aposentou no fim daquele ano. E a tenista escolhida para abrir a Quadra Central foi a alemã Sabine Lisicki, vice no ano anterior.
Centre Court beckons for Iga Swiatek #Wimbledon | #CentreCourt100 pic.twitter.com/4Bq962Z5GV
— Wimbledon (@Wimbledon) June 24, 2022