Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Após grande temporada de grama, Bia cai na estreia
27/06/2022 às 15h11

Bia segue em Wimbledon para a disputa da chave de duplas

Foto: Getty Images

Londres (Inglaterra) - Depois de ter feito uma excelente preparação na temporada de grama, com títulos em Nottingham e Birmingham, além de uma semifinal de Eastbourne, Beatriz Haddad Maia se de despediu ainda na rodada de estreia em Wimbledon. Atual 28ª do ranking e 23ª cabeça de chave, Bia foi superada pela eslovena Kaja Juvan, 62ª do mundo, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/2 em 1h56.

Bia vinha de 12 vitórias e apenas uma derrota nos torneios preparatórios. Ela chegou a Wimbledon com o melhor ranking da carreira e foi cabeça de chave de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Apesar da queda precoce em Wimbledon, a paulista de 26 anos pode subir no ranking após o torneio, já que a edição deste ano não vale pontos e concorrentes diretas como Angelique Kerber e Madison Keys têm pontos a defender.

Esta foi a nona participação de Bia em uma chave de Grand Slam e suas melhores campanhas seguem sendo seis segundas rodadas, incluindo duas em Wimbledon, nos anos de 2017 e 2019. Na atual temporada, a número 1 do Brasil havia superado a estreia na Austrália e também em Roland Garros. Ela ainda está inscrita na chave de duplas, ao lado da polonesa Magdalena Frech, mas terá estreia dura contra a indiana Sania Mirza e a tcheca Lucie Hradecka, cabeças 6 do torneio.

O Brasil ainda tem mais uma representante na chave feminina de simples, a paulista Laura Pigossi, 124ª do ranking, que disputará sua primeira chave principal de Grand Slam. Sua primeira rival será a eslovaca Kristina Kucova. Esta é a primeira vez desde 1989 que o país tem duas tenistas numa chave de Slam.

Embed from Getty Images

Bia teve dificuldades nas devoluções e só criou um break-point
Durante o primeiro set, Juvan sacou muito bem e não enfrentou break-points. A eslovena também teve sucesso nas tentativas de chamar a brasileira para a rede, executando muito bem os drop-shots. A única quebra foi conquistada por Juvan já no último game da parcial, mas Bia já havia escapado de um break-point ainda em seu primeiro game de saque.

Bia reagiu no segundo set ao conseguir uma quebra, aproveitando seu único break-point em toda a partida e soube sustentar a vantagem. Mas logo no início do terceiro set, Juvan recuperou a liderança e voltou a sacar bem, ao ceder apenas oito pontos em seu serviço na parcial decisiva. Bia não conseguia ameaçar a rival, cometendo muitos erros nas devoluções. Além disso, a eslovena tinha sucesso sempre que buscava as paralelas para a definição dos pontos. Ela conseguiria ainda mais uma quebra para definir a vitória em três sets.

Bia fez mais winners que Juvan na partida, mas cometeu 34 erros não-forçados contra 25 da rival. Além disso, acabou enfrentando sete break-points e permitiu três quebras, tendo apenas uma chance no seviço da eslovena. Algoz da brasileira, Juvan joga na segunda rodada contra a vencedora da partida entre a australiana Maddison Inglis e a húngara Dalma Galfi.

Comentários