Londres (Inglaterra) - Cabeça de chave número 5 em Wimbledon, a grega Maria Sakkari passou com autoridade pela estreia na competição e poderia ter até ficado menos tempo em quadra se não tivesse se enrolado um pouco na hora de selar sua vitória diante da quali australiana Zoe Hives, fechando o jogo em sets diretos, com placar final de 6/1 e 6/4.
Depois de fechar bem o primeiro set, perdendo somente um game, Sakkari teve seu primeiro match-point no oitavo game da segunda parcial, mas viu a rival australiana se salvar com o saque. Na sequência Hives devolveu o break de desvantagem e esboçou reação, mas a australiana acabou quebrada de novo na sequência e a vitória ficou com a grega.
Sakkari levou a melhor nas bolas vencedoras (19 a 12), mas cometeu também mais erros não forçados (25 a 19) e terminou com 63% de aproveitamento com o saque contra 42% de Hives. Na segunda rodada, a grega terá pela frente a vencedora da partida entre a australiana Daria Saville e a búlgara Viktoriya Tomova.
Outra favorita que avançou foi a letã Jelena Ostapenko, que derrotou a francesa Oceane Dodin em sets diretos, com duplo 6/4. A próxima adversária da 12ª pré-classificada na competição será a experiente belga Yanina Wickmayer, que veio do quali e na primeira rodada derrotou a chinesa Lin Zhu com o placar final de 6/4 e 6/2.
Em duelo asiático, a chinesa Shuai Zhang prevaleceu diante da japonesa Misaki Doi e fez valer a condição de cabeça de chave 33, triunfando com parciais de 6/4 e 6/0. Ela terá agora pela frente a ucraniana Marta Kostyuk, que virou para cima da convidada da casa Katie Swan, com placar final de 4/6, 6/4 e 6/4.
Quem não conseguiu colocar o favoritismo em quadra foi a cazaque Yulia Putintseva, superada pela francesa Alizé Cornet com 6/3 e 7/6 (7-5). Depois de bater a 27ª mais bem cotada ao título, Cornet terá pela frente a norte-americana Claire Liu, algoz da espanhola Nuria Parrizas, contra quem anotou placar final de 7/5 e 6/3.