Londres (Inglaterra) - Em sua primeira participação na chave principal de um Grand Slam, Laura Pigossi foi eliminada na primeira rodada de Wimbledon. A número 2 do Brasil e 124ª do mundo caiu diante da eslovaca Kristina Kucova, 91ª do ranking, com parciais de 7/5 e 6/0 em 1h17 de partida nesta terça-feira.
Paulista de 27 anos, Pigossi tem pouquíssima experiência na grama e não chegou a jogar torneios no piso antes de Wimbledon. Ela recebe o prêmio em dinheiro de 50 mil libras esterlinas por ter entrado diretamente na chave. Com 15 vitórias e 13 derrotas em 2022, ela tem como principal resultado na temporada a final do WTA 250 de Bogotá, jogando no saibro e com altitude.
Algoz de Pigossi nesta terça, Kucova tem um estilo de jogo pouco comum no circuito, já que executa o forehand com as duas mãos, como faziam jogadoras como Monica Seles, e mais recentemente Shuai Peng e Marion Bartoli. A eslovaca agora enfrenta a croata Petra Martic, que venceu a norte-americana Shelby Rogers por 6/2 e 7/6 (7-5).
O início de partida foi difícil para Laura Pigossi, que sofreu duas quebras de serviço e saiu perdendo por 3/0, chegando a estar com 5/2 abaixo. Mais competitiva nas trocas de fundo, a brasileira devolveu a primeira quebra e ainda fez um ótimo game de saque para passar a pressão para o outro. Kucova então foi quebrada com duas duplas faltas no 5/4 e cedeu o empate, mas eslovaca recuperou a liderança no placar e fechou o primeiro set.
A experiente jogadora eslovaca abriu o segundo set com quebra acima e estabeleceu vantagem logo cedo. Ela só enfrentou um break-point na parcial e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço, além de quebrar em duas novas oportunidades para fechar a partida.