Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Harmony Tan, 115ª, vence batalha de 3h e derruba Serena
28/06/2022 às 18h52

A francesa de 24 anos faz sua primeira participação em uma chave principal de Slam

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) - Um ano depois de sofrer uma lesão na perna direita em sua partida de estreia em Wimbledon, Serena Williams voltou a disputar uma partida pelo circuito profissional de simples. E pela segunda vez seguida, a heptacampeã não passou da primeira rodada. Desta vez, Serena ficou por 3h11 contra a francesa Harmony Tan, 115ª do ranking, que venceu um jogo duríssimo com parciais de 7/5, 1/6 e 7/6 (10-7).

Esta é uma raríssima eliminação em primeira rodada de Grand Slam para Serena Williams. Além das duas quedas seguidas em Wimbledon, ela tem uma derrota na estreia de Roland Garros em 2012. A veterana de 40 anos e ex-número 1 do mundo tem 23 títulos de Grand Slam em 80 participações no total. Em Wimbledon, fez sua 21ª aparição.

Já Harmony Tan, de 24 anos, disputa a chave principal de Wimbledon pela primeira vez na carreira e joga seu sétimo Slam. Esta é apenas a terceira vez que ela alcança a terceira rodada. A francesa, que tem como melhor ranking da carreira, o 90º lugar. Ela é treinada pela ex-número 3 do mundo Nathalie Tauziat. Sua próxima rival é a espanhola Sara Sorribes, que fez 6/2 e 6/1 contra a norte-americana Christina McHale.

"Estou muito emocionada, eu a assisti tantas vezes pela TV quando era criança. E fazer isso em meu primeiro Wimbledon... Wow!", disse Tan, em sua entrevista em quadra. "Quando vi a chave, eu fiquei muito assustada, porque é a Serena Williams! Ela é uma lenda! Eu me perguntava sobre como ia jogar e se eu ganhasse um ou dois games seria muito já bom para mim. Agradeço a todos que vieram hoje, ao meu time, e à minha técnica Natalie Tauziat, que já jogou contra a Serena. Fico muito feliz por ela estar ao meu lado".

Francesa apostou em variações de altura e peso de bola, além de se defender bem
A evidente falta de ritmo de Serena apareceu nos dois primeiros games da partida, em que ela apresentava dificuldade para colocar a bola em quadra e vinha cometendo muitos erros não-forçados. A ex-número 1 saiu perdendo por 2/0, mas com o tempo ela conseguiu se impor melhor com o saque e, principalmente, com as devoluções e viveu seu melhor momento na partida ao vencer quatro games seguidos.

Foi a vez de Tan apostar em variações de jogo, utilizando slices com forehand e backhand, além de algumas curtinhas. Ao alternar alturas e pesos de bola o tempo todo, a francesa fazia o possível para mover Serena do fundo da quadra e assim conseguiu recuperar a vantagem, ao marcar duas novas quebras e virar o primeiro set.

Após uma paralisação da partida para o fechamento do teto da Quadra Central, Serena soube se aproveitar das condições de jogo mais rápidas, especialmente por conta da potência de seu saque e devoluções. Ela conseguiu uma quebra ainda no início do segundo set, em game com 20 minutos de duração e oito break-points, e depois escapou de algumas chances de quebra para abrir 3/0. A heptacampeã chegou a liderar o placar por 5/0 antes que Tan voltasse a confirmar o saque.

O terceiro set começou melhor para Serena, que foi a primeira a quebrar e abriu 3/1 no placar, mas Tan conseguiu reagir na partida, novamente apostando nas variações de jogo e mostrando muita consistência defensiva. A norte-americana tentou atacar o segundo saque mais vulnerável da francesa e teve sucesso para voltar a quebrar e sacar para o jogo, mas fez um game de serviço muito ruim na sequência e cedeu o empate por 5/5. Serena teve que salvar um match-point em seu saque, no momento em que Tan foi muito passiva, e forçou o tiebreak.

Serena chegou a abrir 4-0 no game-desempate, mas não conseguiu sustentar a liderança no placar. Ela perdeu cinco pontos seguidos e permitiu a virada à francesa. A ex-número 1 chegou a vencer mais três pontos em seu saque, mas não conseguiria mais ameaçar o saque da rival, que venceu cinco dos últimos seis pontos para fechar a partida.

Serena liderou a estatística de winners por 61 a 29, mas cometeu 54 erros não-forçados contra 28. A norte-americana fez 5 a 3 em aces e cada jogadora fez três duplas faltas. A partida teve 11 quebras de serviço, 6 a 5 para Serena, que criou 17 break-points e enfrentou outros 15. A vencedora de 23 títulos de Grand Slam saiu de quadra bastante aplaudida.

Comentários