Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Swiatek: 'Adoraria ter enfrentado a Barty na grama'
28/06/2022 às 23h03

A número 1 do mundo foi escolhida para abrir a programação da Quadra Central

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) - Escolhida para fazer o jogo de abertura da Quadra Central de Wimbledon nesta terça-feira, Iga Swiatek disse após sua primeira vitória que gostaria de ter enfrentado Ashleigh Barty, ex-número 1 do mundo e atual campeã do torneio, na grama. Tradicionalmente a vencedora do ano anterior abre a programação de terça, mas como Barty encerrou sua carreira em março deste ano, a organização do evento priorizou a atual líder do ranking.

"Estou muito triste que a Ash não esteja aqui porque eu adoraria jogar contra ela na grama", disse Swiatek, que chegou a enfrentar a australiana no saibro de Madri e no piso duro de Adelaide. "Mas sinto que com a aposentadoria dela, percebi que nos próximos torneios talvez seja o lugar certo para estar. Ainda estou tentando descobrir como permanecer nessa posição e ser consistente aqui", acrescenta a polonesa, que segue invicta há 36 jogos e já conquistou seis títulos no ano.

A polonesa tem como melhor resultado em Wimbledon as oitavas de final do ano passado e se sentiu honrada por jogar na Quadra Central. "Sei que houve algumas discussões sobre quem deveria abrir e me sinto realmente privilegiada por ter sido escolhida. Há muitas jogadoras aqui que já venceram o aqui e eu não esperava isso, porque meu melhor resultado é uma quarta rodada. Considerando que temos Serena na chave, Simona ou Kvitova, elas mereciam um pouco mais. Sentia que eles seriam as pessoas certas. Mas, por outro lado, estou muito feliz por poder abrir o torneio".

Swiatek venceu nesta terça a croata Jana Fett por 6/0 e 6/3 e agora enfrenta a lucky-loser holandesa Lesley Kerkhove na segunda rodada. "Foi meu primeiro jogo na grama este ano, sabia que seria difícil. No segundo set eu perdi um pouco o foco e ela aproveitou bem, mas estou feliz por conseguir voltar rápido para o jogo e fechar em dois sets", comenta a polonesa, que chegou a estar perdendo o segundo set por 3/1 e salvou cinco break-points, antes de retomar o controle da partida.

Série invicta chega a 36 jogos
Ao vencer 36 jogos seguidos, a jovem de 21 anos tem agora a maior série invicta deste século no circuito da WTA. Ela já superou marcas de Venus Williams, 35 jogos em 2000, e de Serena Williams, 34 em 2013. A última jogadora com tantas vitórias consecutivas havia sido Martina Hingis, que venceu 37 partidas em 1997. "Quando vejo a Serena ou a Venus, sei que elas são lendas do esporte. Elas são as maiores de todos os tempos no tênis. Eu não me considero uma lenda, mas é incrível para mim ter essas marcas. Isso só mostra o quanto trabalhamos para cada partida e estou tentando aproveitar esse momento da melhor maneira possível".

A número 1 celebra a boa fase da amiga Maja Chwalinska
A polonesa também ficou muito feliz pela amiga e compatriota Maja Chwalinska, de 20 anos, que está disputando seu primeiro Grand Slam e já venceu a tcheca Katerina Siniakova na estreia. Elas foram parceiras no circuito juvenil, mas Chwalinska conviveu com a depressão por dois anos e precisou se afastar do circuito.

"Basicamente somos as melhores amigas, então posso falar muito sobre ela. A gente se conhece desde os 10 anos. Viajamos para os mesmos torneios durante cinco anos ou mais. Então nós meio que seguimos dois caminhos diferentes. Sei de todas as coisas pelas quais ela passou. Foimuito difícil para ela. Mas estou muito feliz por ela estar aqui e por ter mais uma amiga no circuito".

Comentários