Londres (Inglaterra) - A série invicta de Iga Swiatek foi mais uma vez colocada à prova nesta quinta-feira, quando a número 1 do mundo atuou pela segunda rodada de Wimbledon. Diante da holandesa Lesley Kerkhove, 138ª do ranking e que entrou na chave como lucky-loser, a polonesa precisou de três sets e 2h04 de partida, mas conseguiu vencer com parciais de 6/4, 4/6 e 6/3.
Com o resultado, Swiatek amplia sua invencibilidade para 37 jogos, igualando uma marca estabelecida por Martina Hingis em 1997. A jovem jogadora de 21 anos não perde desde fevereiro, em Dubai, e vem de seis títulos seguidos em Doha, Indian Wells, Miami, Stuttgart, Roma e Roland Garros. A maior série invicta na história pertence a Martina Navratilova, que venceu incríveis 74 jogos seguidos em 1984.
+ Swiatek: 'Adoraria ter enfrentado a Barty na grama'
Ao atingir a terceira rodada, Swiatek está a apenas uma vitória de igualar sua melhor campanha em Wimbledon, as oitavas de final do ano passado. Ela agora enfrenta a francesa Alizé Cornet, 37ª do ranking, que derrotou a norte-americana Claire Liu por duplo 6/3. O confronto entre elas é inédito no circuito profissional.
Sliding into the third round...
— Wimbledon (@Wimbledon) June 30, 2022
World No.1 Iga Swiatek passes a tough test from Lesley Pattinama Kerkhove 6-4, 4-6, 6-3#Wimbledon pic.twitter.com/XoCr1Fpqu6
O início da partida foi complicado para Swiatek, especialmente nos games de saque. Ela esteve por duas vezes com quebra atrás no primeiro set e até sofreu uma queda, depois de escorregar em quadra. Com boas devoluções, ora no corpo, ora nas cruzadas com o backhand, conseguia pressionar o saque de sua adversária e conseguiu se manter próxima no placar. Kerkhove chegou a liderar o placar por 4/2, mas a polonesa teve um final de set mais sólido e venceu quatro games seguidos.
O segundo set teve apenas uma quebra. Swiatek não aproveitou os break-points que teve em dois games distintos e acabou perdendo o saque no oitavo game da parcial. A líder do ranking abriu o terceiro set escapando de um 15-40, mas logo depois voltou a pressionar nas devoluções de saque. Kerkhove encarou um game longo no início do set, mas permitiu a quebra dois games mais tarde. Depois disso, a jovem polonesa de 21 anos não teria mais o serviço ameaçado até o final do jogo. Ela fez 31 a 15 em winners e cometeu 31 erros contra 22 da rival.