Londres (Inglaterra) - Pela segunda vez na semana, Coco Gauff derrotou uma jogadora romena em Wimbledon e garantiu sua vaga na terceira rodada do Grand Slam londrino. Depois de ter buscado uma virada contra Elena Ruse, ela venceu com mais tranquilidade o duelo contra a canhota Mihaela Buzarnescu, ex-top 20 e atual 127ª do ranking, ao marcar as parciais de 6/2 e 6/3 em apenas 1h20 de partida.
Aos 18 anos, Gauff já faz sua terceira participação em Wimbledon e tenta repetir as campanhas feitas até oitavas em 2019 e também no ano passado. A número 12 do mundo e finalista de Roland Garros terá um duelo norte-americano contra Amanda Anisimova, 25ª do ranking, que derrotou Lauren Davis por 2/6, 6/3 e 6/4. Gauff venceu o único duelo anterior, disputado em Parma no ano passado.
"She means business"@CocoGauff is through to the third round following a 6-2, 6-3 win over Mihaela Buzarnescu#Wimbledon | #CentreCourt100 pic.twitter.com/QERMphUysF
— Wimbledon (@Wimbledon) June 30, 2022
Com ótimo desempenho no saque, Gauff disparou nove aces, três deles no último game da partida, e não enfrentou break-points. Ela só perdeu nove pontos em seus games de serviço e liderou a estatística de winners por 23 a 11. Além do maior volume de jogo que sua adversária, a jovem norte-americana também apostou nos saques abertos e fez bom uso dos slices para quebrar o ritmo da romena. A jovem de 18 anos conseguiu duas quebras no primeiro set e aproveitou o único break-point da parcial seguinte.
"Acho que o jogo de hoje foi ótimo. Eu não tenho do que reclamar. Ela não é uma adversária fácil. Acho que a grama é sua melhor superfície. Tentei ser agressiva e bater cedo na bola, e mesmo se eu errasse eu estaria bem com isso", avaliou Gauff, sobre seu desempenho na partida.
"15-year-old me would be proud that I'm still playing on Centre Court"
— Wimbledon (@Wimbledon) June 30, 2022
Hopefully many more appearances to come, @CocoGauff#Wimbledon | #CentreCourt100 pic.twitter.com/0Hwb71CtzU
"Wimbledon foi o começo de tudo para mim, então é sempre especial. Acho que jogar nesta quadra é um privilégio", acrescentou a norte-americana ao se lembrar da campanha feita em 2019, quando tinha apenas 15 anos e disputava seu primeiro Grand Slam. Na ocasião, chegou a derrotar a pentacampeã Venus Williams já na estreia. "Eu sei que comparada a três anos atrás, há muito mais pessoas esperando que eu ganhe. Mas acho que a Coco de 15 anos ficaria orgulhosa por jogar na Quadra Central".
Pegula também avança em Wimbledon
Outra norte-americana a avançar na competição foi a número 9 do mundo Jessica Pegula, que derrotou a britânica Harriet Dart por 4/6, 6/3 e 6/1. Ela agora enfrenta a croata Petra Martic, que marcou as parciais de 7/6 (7-4) e 6/3 contra a eslovaca Kristina Kucova. Pegula, de 28 anos, tem apenas uma vitória em cinco jogos contra Martic, ex-top 15 e atual 80ª do ranking aos 31 anos.