Londres (Inglaterra) - O número 12 do mundo Cameron Norrie é o primeiro britânico a garantir vaga nas oitavas de final da chave masculina de Wimbledon. Ele venceu nesta sexta-feira o norte-americano Steve Johnson por 6/4, 6/1 e 6/0. Seu próximo adversário será outro representante dos Estados Unidos, o 32º colocado Tommy Paul, que derrotou o tcheco Jiri Vesely por 6/3, 6/2 e 6/2. O britânico lidera o histórico de confrontos por 2 a 1.
Canhoto de 26 anos, Norrie faz sua quinta participação na chave principal de Wimbledon e chega pela primeira vez às oitavas. Até então, seu melhor resultado era a terceira rodada no ano passado. Nas fases iniciais, ele venceu dois espanhóis, marcando um 3 a 0 veterano de 36 anos Pablo Andujar na estreia e superando Jaume Munar em uma batalha de cinco sets na segunda rodada.
"É muito bom conseguir esse resultado aqui em Wimbledon", disse Norrie, após a partida desta sexta-feira. "Fiz uma grande partida de hoje e estou gostando muito de jogar nesse nível e aproveitando o processo. Todos na minha equipe temos os mesmos objetivos, quero continuar avançando e cumprindo todas as metas", comenta o britânico, que é treinado pelo argentino Facundo Lugones.
"Estou o mais preparado possível e treinando o máximo que posso. A temporada de grama foi muito difícil para mim, mas atingi o pico na hora certa e definitivamente estou me sentindo muito melhor na quadra. Estou o mais pronto possível", complementou o tenista da casa, que agora busca uma vaga inédita nas quartas de final de um Grand Slam.
Centre Court suits you, Cam.
— Wimbledon (@Wimbledon) July 1, 2022
🇬🇧 @cam_norrie beats Steve Johnson 6-4, 6-1, 6-0 to reach a Grand Slam Round of 16 for the first time #Wimbledon | #CentreCourt100 pic.twitter.com/6NNKZN0Ugm
Outro britânico que sobrevive na chave masculina é o convidado Liam Broady, de 28 anos e apenas 132º do ranking, que está na terceira rodada. Com maior experiência na grama que seus adversários, Broady já venceu duas definidas no quinto set, primeiro contra o eslovaco Lukas Klein e depois diante do argentino Diego Schwartzman, número 15 do mundo, com parciais de 6/2, 4/6, 0/6, 7/6 (8-6) e 6/1.
Também canhoto, Broady chega pela primeira vez à terceira rodada de um Grand Slam e faz sua sexta aparição na chave em Wimbledon. Ele atua neste sábado, a partir de 9h (de Brasília) na Quadra Nº 1, diante do australiano Alex de Minaur, 27º do ranking. Havia a chance de um duelo britânico na terceira rodada, mas De Minaur foi o algoz do 94º colocado Jack Draper com parciais de 5/7, 7/6 (7-0), 6/2 e 6/3.