Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Kyrgios vira partida tumultuada contra Tsitsipas
02/07/2022 às 17h17

Londres (Inglaterra) - A partida mais aguardada do sábado também foi uma das mais tumultuadas dos últimos tempos. Nick Kyrgios se mostrou irritado antes de conseguir grande virada em cima do cabeça 4 Stefanos Tsitsipas, que por sua vez isolou bolas, tentou acertar o adversário e reclamou abertamente do australiano. Apesar de toda a confusão, o jogo teve qualidade, um tiebreak decisivo notável e terminou com placar de 6/7 (2-7), 6/4, 6/3 e 7/6 (9-7).

Classificado pela quarta vez na carreira às oitavas de final de Wimbledon, a primeira em seis anos, Kyrgios enfrentará na segunda-feira o norte-americano Brandon Nakashima, que mais cedo passou com muita facilidade pelo colombiano Daniel Galan, com placar de 6/4, 6/4 e 6/1. A maior campanha de Kyrgios num Grand Slam foi lá mesmo em Wimbledon, com quartas em 2014 e 2015.

Até o final dos dois primeiros sets, Kyrgios é quem parecia irritado com o árbitro e seus próprios erros. Ficou inconformado com uma marcação errada do juiz de linha no break-pointo do 5/5 e perdeu em seguida o tiebreak, num set em que o grego jogou de forma inteligente, defendendo-se muito bem e aplicado no saque. Kyrgios construía chances e não concluía. Foi punido por palavrão na reta final do segundo set, mas manteve a frieza e por fim obteve a primeira quebra que lhe dava o empate no placar.

Assim que perdeu o ponto e o segundo set, Tsitsipas lançou bola na arquibancada, que passou perto de torcedores, e aí Kyrgios chamou o árbitro geral para questionar uma eventual desclassificação. O grego no entanto só levou advertência, retirando-se para o vestiário enquanto Kyrgios não escondia sua indignação.

O clima só esquentou. Quatro games depois, Kyrgios quebrou o saque do grego e confirmou a vantagem com saque por baixo. Tsitsipas isolou a bola e levou nova punição, agora de um ponto. Reclamou abertamente que o australiano, que recebia apoio claro do público, só queria conturbar a situação. Minutos depois, tentou acertar o australiano na conclusão de um swing-volley e depois novamente ao chegar numa curtinha. Kyrgios parecia inabalável e confirmou os serviços para obter a virada.

Um escorregão perigoso logo no começo do quarto set deu um susto em Kyrgios, que deixou escapar triplo break-point. Recuperado, ele não aproveitou momento em que o grego fez duas duplas faltas consecutivas e no game seguinte levantou um 0-40 com saques fulminantes. Com 4-4, o teto foi fechado e logo em seguida Kyrgios salvou set-point.

O justo tiebreak viu os dois sacando muito bem, mas também firmes para fazer trocas bem próximas às linhas. Até que, no 4-4, o australiano devolveu com qualidade e teve dois saques para finalizar, mas encontrou um oponente muito atento. Kyrgios salvou mais um set-point com um forehand milimétrico e bombástico e por fim ganhou o jogo com curtinha cruzada. O cumprimento foi frio e Kyrgios fez questão de dizer ainda em quadra que respeita muito Tsitsipas e que aquilo ficaria apenas como situação de jogo.

Ao marcar sua quarta vitória em cinco duelos contra Tsitsipas, a segunda seguida na grama, Kyrgios se juntou a Alex de Minaur e Jason Kubler e garantiu três australianos na quarta rodada de Wimbledon pela primeira vez desde 2002, então com Wayne Arthurs, Lleyton Hewitt e Mark Philippoussis.

Comentários