Londres (Inglaterra) - O francês Stephane Houdet, um dos maiores nomes da história do tênis em cadeira de rodas e atual número 5 do ranking da modalidade, está suspenso do circuito por 15 meses. A decisão da Federação Internacional de Tênis (ITF) foi divulgada na última sexta-feira, mas com data retroativa a partir de 27 de dezembro de 2021. Dessa forma, ele poderá voltar a jogar em 26 de março de 2023.
Segundo a ITF, Houdet deixou de realizar três exames antidoping em um período de doze meses, o primeiro em 2 de janeiro de 2021, o segundo em 26 de julho e o terceiro em 27 de setembro. É exigido aos jogadores que eles informem sua localização e que estejam disponíveis e acessíveis para a realização dos testes.
A decision has been issued under the Tennis Anti-Doping Programme that Stephane Houdet has committed an Anti-Doping Rule Violation under Programme Article 2.4. More information: https://t.co/QMKvDzXEo3
— ITF Media (@ITFMedia) July 1, 2022
Esta é a primeira violação às regras do antidoping para Houdet. O experiente francês de 51 anos negou as acusações e, especificamente, contestou a validade do primeiro e do terceiro testes perdidos. Após uma audiência em 14 de junho de 2022, um tribunal independente considerou que o Sr. Houdet não refutou a presunção de que ele foi negligente em relação aos testes perdidos e, portanto, que a suspensão foi confirmada.
Houdet é um multicampeão do tênis em cadeira de rodas, com quatro títulos de Grand Slam em simples, outros 19 nas duplas e cinco medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo três de ouro. Ainda segundo a ITF, estão anulados os resultados, títulos, pontos no ranking e prêmios em dinheiro ganhos pelo francês entre 27 de dezembro de 2021 e 30 de junho de 2022.