Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Nadal confirma vaga nas quartas e reencontra Fritz
04/07/2022 às 17h03

Londres (Inglaterra) - No jogo que encerrou a rodada das oitavas de final de Wimbledon, Rafael Nadal confirmou o amplo favoritismo no duelo com o holandês Botic Van de Zandschulp e garantiu seu lugar nas quartas de final. O espanhol marcou as parciais de 6/4, 6/2 e 7/6 (8-6) em 2h21 de partida.

Nadal chega a 18ª vitória seguida em Grand Slam nesta temporada, após os títulos do Australian Open e de Roland Garros. O espanhol de 36 anos e atual número 4 do mundo é bicampeão de Wimbledon, em 2008 e 2010, mas não chega à final em Londres desde 2011. Em suas duas participações mais recentes no torneio, em 2018 e 2019, foi semifinalista.

O adversário de Nadal nas quartas será o norte-americano Taylor Fritz, 14º do ranking. Eles se enfrentaram neste ano na final do Masters 1000 de Indian Wells. Na ocasião, Fritz venceu a partida e impôs a primeira derrota ao espanhol na temporada. O histórico de confrontos entre os dois jogadores está empatado por 1 a 1, já que Nadal havia vencido o rival na final de Acapulco em 2020.

Superado nas oitavas, Botic van de Zandschulp fez sua melhor participação em Wimbledon. O jogador de 26 anos e 25º do ranking havia caído ainda na segunda rodada no ano passado. Também na última temporada, chegou às quartas de final do US Open.

O primeiro set equilibrado, com Nadal conseguindo sua única quebra já no último game da parcial. Mas enquanto o espanhol não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço, o holandês foi ameaçado em quatro oportunidades, duas delas logo em seu primeiro game de serviço. Van de Zandschulp fez 6 a 5 em aces, e 10 a 8 em winners, mas cometeu 9 erros contra só três de Nadal.

Nadal teve maior domínio das ações no segundo set, novamente sem ter o serviço quebrado, mas desta vez enfrentando um break-point. O espanhol quebrou duas vezes, já largou com 3/0 e ampliou a vantagem na reta final da parcial. O holandês de novo fez mais winners, 7 a 5, mas seguia errando muito mais. Foram 14 erros não-forçados de Van de Zandschulp diante de cinco do ex-líder do ranking.

Logo na abertura do terceiro set, Van de Zandschulp conseguiu uma quebra de serviço, mas Nadal logo buscou o empate. O espanhol encaixou então uma sequência de três ótimos games de saque, perdendo apenas um ponto, e chegou a conseguir mais uma quebra para liderar por 5/2. Quando a vitória parecia próxima, sofreu sua segunda quebra na parcial e permitiu que o rival empatasse por 5/5.

O holandês seguiu sacando bem e forçou o tiebreak. Durante o game-desempate, Nadal começou melhor e chegou a liderar por 6-3, mas perdeu três match-points seguidos, um deles em uma excelente passada do rival com o backhand na paralela. Mas após a virada de lado, o espanhol venceu dois pontos a mais e fechou o jogo. Van de Zandschulp fez 31 a 29 em winners, mas cometeu 34 erros não-forçados, o dobro dos 17 cometidos por Nadal.

Comentários