Londres (Inglaterra) - Depois de ficar com o vice-campeonato de duplas no torneio de tênis em cadeira de rodas em Roland Garros, Ymanitu Silva disputará mais um Grand Slam e estreia na próxima quinta-feira em Wimbledon. Mais uma vez, o brasileiro recebeu convite para participar da participa da divisão Quad e desafia o holandês Niels Vink, número 1 do ranking e vindo de título em Paris.
"Jogo contra o número 1 do mundo em Wimbledon. Encaro como um privilégio e uma oportunidade de medir a minha superação", disse Ymanitu que joga pela primeira vez o torneio britânico. O catarinense de 39 anos é o atual número 8 do mundo no ranking de sua modalidade e fará sua terceira participação em Grand Slam e a primeira em Wimbledon.
Nas duplas, Ymanitu retoma a parceria finalista de Roland Garros com o australiano Heath Davidson. Eles enfrentam os holandeses Sam Schroder e Niels Vink, principais cabeças de chave em Londres. O brasileiro, que treina na ADK Tennis, em Itajaí, está acompanhado do coordenador da equipe Patrício Arnold.
As competições de tênis em cadeira de rodas em Wimbledon acontecem desde 2005 nas duplas, enquanto os jogos de simples passaram a ser disputados em 2016. Já as partidas do Quad, divisão destinada aos tenistas com perda substancial de função em pelo menos um membro superior, foram incluídas no programa em 2019.