Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Jabeur vai à final e faz história para o tênis africano
07/07/2022 às 11h21

Londres (Inglaterra) - A tunisiana Ons Jabeur colocou seu nome na história do tênis nesta quinta-feira, derrotou a alemã Tatjana Maria na semifinal de Wimbledon, marcando parciais de 6/2, 3/6 e 6/1, e se tornou a primeira mulher africana a se classificar para uma final de Grand Slam. Aos 27 anos de idade, ela vai em busca de algo ainda maior e tentará faturar o título no próximo sábado.

Depois de gastar 1h45 para superar a primeira semifinal feminina do dia no All England Club, a atual número 2 do mundo vai agora esperar o segundo jogo para saber quem enfrentará na decisão. Sua rival sairá do duelo entre a romena Simona Halep e a cazaque Elena Rybakina. Jabeur enfrentou Halep quatro vezes, com dois triunfos para cada lado, e tem vantagem de 2 a 1 no histórico com Rybakina.

Outras cinco tenistas africanas bateram na trave tentando disputar uma final de Slam, a primeira delas foi a sul-africana Annette Du Plooy, que perdeu na semi de Roland Garros em 1968 Roland Garro. Depois dela vieram as também sul-africanas Yvonne Vermaak, que parou na penúltima rodada de Wimbledon em 1983 e Amanda Coetzer, que fez o mesmo duas vezes no Australian Open (1996 e 1997) e uma em Roland Garros (1997).

Jogadora com mais vitorias nas duas últimas temporadas, chegando agora ao 84º triunfo desde o começo de 2021, Jabeur vive grande momento no circuito. Ela tem agora 22 vitórias nas últimas 24 partidas, contando com uma invencibilidade de 11 jogos. A tunisiana conseguiu pelo segundo ano seguido uma sequência vitoriosa de dois dígitos na grama, se tornando a primeira desde a russa Maria Sharapova em 2004 e 2005.

Atual 103 do mundo, Maria era apenas a quarta mulher fora do top 100 a alcançar uma semi de Wimbledon, repetindo o feito de Mirjana Lucic-Baroni (1999), Jie Zheng (2008) e Serena Williams (2018). Aos 34 anos, ela também se tornou a mais velha a chegar em uma semi de Grand Slam pela primeira vez, mas acabou não conseguindo ir adiante e parou em uma inspirada Jabeur.

A tunisiana começou o jogo pressionando o saque de Maria, deixou escapar dois break-points logo no primeiro game e no segundo teve mais duas chances de quebra, aproveitando a segunda para largar em vantagem. Firme em seus games de saque, Jabeur não foi ameaçada e ainda buscou mais um break para ampliar a diferença e fechar o primeiro set sem grande dificuldade.

O panorama do jogo mudou um pouco na segunda parcial, em que a veterana alemã conseguiu igualar as coisas. Depois de salvar dois break-points no terceiro game, ela conseguiu sua primeira quebra na sequência e abriu vantagem. Jabeur não reagiu e por pouco não perdeu outra vez o serviço, salvando uma chance de quebra no oitavo game.

No terceiro e decisivo set, a tunisiana tratou de pegar as rédeas do jogo para si novamente e teve um começo matador. Com duas quebras consecutivas, Jabeur abriu 5/0 logo de cara e deu um enorme passo rumo à final. Maria evitou o 'pneu' e voltou a confirmar o saque, mas não fez nada além, perdeu por 6/1 e se despediu do All England Club com uma derrota em três sets.

Comentários