Londres (Inglaterra) - Em sua primeira participação em Wimbledon, o brasileiro Ymanitu Silva foi superado na rodada de estreia do torneio de tênis em cadeira de rodas. Ymanitu disputou a divisão Quad e foi superado pelo holandês de 19 anos Niels Vink, número 1 do ranking e campeão de Roland Garros, por duplo 6/1.
Catarinense de 39 anos, Ymanitu Silva é o atual número 8 do mundo no ranking de sua modalidade e recebeu convite para a disputa de Wimbledon. Ele fez sua terceira aparição em um Grand Slam, tendo dois vice-campeonatos de duplas no saibro de Roland Garros, o primeiro em 2019 e o segundo na atual temporada.
Já pelo torneio de duplas, Ymanitu e o australiano Heath Davidson foram novamente superados por Niels Vink, que jogou ao lado do também holandês Sam Schroder. Os holandeses marcaram um duplo 6/2 e enfrentam na final o norte-americano David Wagner e o britânico Andy Lapthorne.
Nas semfinais de simples, Niels Vink enfrenta Heath Davidson, enquanto o cabeça 2 Sam Schroder joga contra David Wagner.
As competições de tênis em cadeira de rodas em Wimbledon acontecem desde 2005 nas duplas, enquanto os jogos de simples passaram a ser disputados em 2016. Já as partidas do Quad, divisão destinada aos tenistas com perda substancial de função em pelo menos um membro superior, foram incluídas no programa em 2019.