Notícias | Dia a dia
Bellucci cai para favorito nas oitavas em Prostejov
06/06/2018 às 14h59

Bellucci chegou a ter boa reação no segundo set, mas não foi suficiente

Foto: Divulgação

Prostejov (República Tcheca) - Chegou ao fim nesta quarta-feira a participação de Thomaz Bellucci no challenger de Prostejov. Convidado para o forte torneio de 125 mil euros, o paulista foi eliminado nas oitavas de final no saibro após a derrota por 6/1 e 7/6 (7-4) para o cabeça 1 espanhol Guillermo Garcia López, veterano de 35 anos e 67º do ranking.

Na temporada, Bellucci tem uma vitória em nível ATP e outras nove em chaves principais de challenger. O paulista venceu outros cinco jogos em qualificatórios e ainda não passou das quartas de final em nenhuma competição disputada. Além disso, ele ainda não venceu nenhum dos seis jogos que fez contra top 100 na temporada. Ex-número 21 do mundo, o canhoto de 30 anos aparece atualmente no 278º lugar.

Bellucci não deverá ter prejuízo no ranking. Ele tinha 45 pontos a defender, referentes a uma vitória na chave principal de Roland Garros no ano passado. Há duas semanas, o paulista furou o quali em Paris e garantiu 35 pontos. Outros dez foram obtidos por ter vencido uma partida em Prostejov.

Embora esteja distante de seu melhor ranking e com resultados pouco expressivos na temporada, Bellucci terá oportunidade de recuperar posições nos próximos meses. Até o final do ano, o paulista só defende dez pontos em julho, 45 em agosto e mais dez em setembro. Depois disso, ele só voltará a defender pontos em fevereiro, já que ficou afastado tanto pelo tratamento para uma lesão no tendão de aquiles quanto por uma suspensão de cinco meses imposta pela ITF após testar positivo para a substância hidroclorotiazida em exame antidoping.

O primeiro set não foi bom para Bellucci, que só fez dois pontos no saque do adversário e mais seis com o próprio serviço, permitindo duas quebras ao rival espanhol. Com poucos primeiros saques em quadra e um segundo serviço bastante vulnerável, o paulista começou o segundo set perdendo por 4/0. Depois de enfim voltar a confirmar o saque, Bellucci contou com duplas faltas do espanhol para devolver uma das quebras e ganhou confiança. O paulista venceu cinco games seguidos e esteve perto de empatar a partida, mas Garcia-López conseguiu forçar o tiebreak e foi superior no game-desempate.

Depois de atuar no saibro europeu, Bellucci retorna para a sua base de treinamento nos Estados Unidos, em Tampa, na Flórida e pretende voltar ao Velho Continente dentro de duas semanas para uma nova série de torneios, começando com o challenger de Milão, na semana de 25 de junho. A ideia é seguir depois para os challengers de Marburg e Braunschweig e, dependendo da lista de entradas e do momento, jogar os ATPs de Bastad, Gstaad e Kitzbuhel.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis