Notícias | Outros
Academia no Rio é inaugurada e receberá challenger
14/07/2022 às 20h06

Ingrid Martins e Thaísa Pedretti participaram da inauguração da academia

Foto: Reinaldo Hingel/oretratoo

Rio de Janeiro (RJ) - A noite de quarta-feira marcou a inauguração oficial da Rio Tennis Academy, um dos mais modernos complexos de tênis do país e da América do Sul, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Presidente da CBT e da Cosat, Rafael Westrupp participou da cerimônia, que também contou com presença de autoridades e teve o anúncio de torneio de nível challenger.

A principal das nove quadras do complexo recebeu um cerimonial que também contou com todos presidentes das federações nacionais sul-americanas, além de Mauro Farias, presidente da TênisRJ, também de Richards Glover, vice-presidente da ATP nas Américas, Éric Lanquet, diretor dos torneios challengers da ATP, e o ex-jogador profissional Horacio De La Peña, que hoje coordena a maior série de torneios da América do Sul, o circuito Dove Men Care.

Durante o discurso no cerimonial, Westrupp anunciou que a Rio Tennis Academy irá receber um torneio da série challenger até o final deste ano. Ele elogiou o crescimento do tênis no Rio de Janeiro nos últimos anos: "Se nós olharmos o retrovisor, há pouco tempo atrás não tínhamos condições de realizar eventos no Rio de Janeiro pela falta de organização e seriedade. Isso aqui hoje é o simbolismo da mudança da chave da gestão que o nosso esporte merece".

"Com essa seriedade pudemos trazer para cá eventos como o Banana Bowl e a Copa Davis e reabrimos o Parque Olímpico. Temos que ressaltar a confiança nas pessoas que fazem parte desse projeto da Rio Tennis Academy e destaco o Leandro Afini e o Eduardo Frick. Queria dizer que muito em breve essa academia vai receber um challenger. Já fica anunciado que em breve, por força da CBT, da Cosat e da ATP, teremos um challenger aqui".

Eduardo Frick, CEO da Academia, ressaltou que o evento deve ocorrer até novembro e dará início aos trâmites junto às federações: "Vamos dar o primeiro passo em solicitar a data com a TênisRJ , daí ela solicita para a CBT e vai para a ATP. Nossa ideia é ter o evento até o final do ano, novembro. Queremos trazer esse torneio aqui, temos toda a envergadura para ter esse tipo de evento aqui e qualquer outro tipo de competição".

"É uma grande honra, alegria para o tênis brasileiro e sul-americano por estarmos congregando em um momento como esse em uma estrutura, que se comentassem que existira no Brasil, no Rio de Janeiro, todos duvidariam. Dentro do âmbito dos quatro sócios, de todos os envolvidos, é um sonho que se materializa e sem dúvida para o Beach Tennis, tênis e o tênis em cadeira de rodas também é um sonho. Sempre lutamos para ter as estruturas, não as maiores, mas as de qualidade, pois isso é que faz a diferença", disse Rafael Westrupp.

A carioca Ingrid Martins, atual 471ª colocada de simples e 220ª de duplas, foi o grande primeiro reforço da Rio Tennis Academy e destacou: "Jogo torneio desde os 10 anos aqui , nunca fomos um centro do Brasil , sempre tive que viajar bastante. É muito bonito de ver aqui a gente tendo esse Centro com toda estrutura para crianças poderem usufruir e quem sabe realizarem o sonho de serem tenistas profissionais".

Já a paulista Thaisa Pedretti , 444ª do mundo, ficou impressionada com a estrutura: "Desde os 14 anos de idade que não vinha ao Rio de Janeiro, estava doida para conhecer essa academia. Aceitei de primeira o convite para disputar essa exibição. Estou muito feliz de estar aqui e me sinto em casa. A estrutura está incrível. É muito difícil ver isso tudo aqui no Brasil e na América Latina, fora a estrutura, temos as quadras, tem piso rápido, saibro, fisioterapia, massagista, tudo em um lugar só. Fica mais fácil se locomover, treinar e descansar, facilita para um atleta, ter isso aqui é muito legal e especial".

A academia possui nove quadras de tênis (seis de saibro e três duras), quatro de Beach Tennis e uma de Beach Tennis Kids além das melhores infraestruturas do Brasil tanto para o alto rendimento quanto para o tênis e Beach Tennis social. O espaço também inova com o sistema PFW (Performance, Fisio e Wellness): o mais novo conceito de academia que integra medicina esportiva, treinamento, nutrição e fisioterapia, coordenado por Victor Santos Jr.

Comentários