Iasi (Romênia) - Responsável pela eliminação do cabeça de chave 1 no challenger de Iasi, o italiano Luciano Darderi não foi páreo para o paulista Felipe Meligeni na segunda semifinal deste sábado e acabou sendo dominado pelo brasileiro, caindo em sets diretos e com placar final de duplo 6/2, anotado em apenas 61 minutos de confronto.
Oitavo pré-classificado no saibro romeno, Meligeni aproveitará a boa campanha desta semana para escalar o ranking e melhorar ainda mais sua maior marca. Com a final em Iasi, ele ganhará 10 colocações e atingirá o 159º lugar, o mais alto até então, podendo chegar até o 146º posto em caso de título.
Seu oponente na final de domingo será o experiente espanhol Pablo Andujar, segundo favorito, que mais cedo derrotou o também paulista Matheus Pucinelli de virada. Meligeni tentará a revanche contra o veterano de 36 anos e atual 106 do mundo, que o venceu justamente neste mesmo torneio dois anos atrás, na única vez que se cruzaram anteriormente.
Apesar dos quatro aces de Darderi contra nenhum de Meligeni, foi o brasileiro que teve desempenho superior no saque, terminando a partida com 72% de aproveitamento, contra apenas 50% do rival. O italiano não conseguiu aproveitar uma sequer das quatro chances de quebra que teve e acabou perdendo quatro dos seis break-points que enfrentou contra.
Meligeni iniciou o jogo com uma quebra logo no primeiro game e se manteve firme em toda a primeira parcial, não teve o saque ameaçado e ainda anotou novo break antes de fechar. No segundo set, o paulista teve uma largada ainda melhor e desta vez tratou de abrir 4/0 logo de cara. Ele depois precisou apenas administrar a vantagem, salvando três break-points no sexto game e mais um no oitavo e último.
A última final do brasileiro em challenger foi em Santiago, no terceiro evento de 2021 no local, superado pelo argentino Sebastian Baez. Sua maior conquista foi um ano antes em São Paulo, batendo o português Frederico Ferreira Silva na decisão.