Nur-Sultan (Cazaquistão) - Começou com vitória a campanha do paulista Gabriel Décamps no challenger de Nur-Sultan. Nesta terça-feira, ele enfrentou o bielorrusso Ivan Liutarevich, vindo do quali, levou um susto ao perder o primeiro set, mas depois se recuperou e buscou a virada, fechando com parciais de 2/6, 6/3 e 6/4, após 1h48 de confronto.
Na segunda rodada, o paulista medirá forças com o tenista da casa Mikhail Kukushkin, que não teve dificuldade alguma para fazer valer a condição de cabeça de chave 4 na estreia, arrasando o monegasco Lucas Catarina com duplo 6/1. Será a primeira vez que Décamps enfrentará o cazaque de 34 anos e ex-top 40 no circuito profissional.
Décamps não começou bem na partida e sofreu com o saque no primeiro set, chegando a sofrer duas quebras seguidas em uma sequência de cinco games perdidos. Ele não conseguiu incomodar o rival nas devoluções e foi dominado, vencendo apenas dois games na parcial.
O paulista tratou de responder rapidamente e largou com tudo no segundo set, vencendo os quatro primeiros games com duas quebras seguidas. Liutarevich devolveu um dos breaks no quinto game, mas parou por aí na reação e a vitória na parcial ficou com Décamps, que empatou a partida.
No terceiro e decisivo set, mais uma vez Décamps se aproveitou de um começo favorável, anotou um break logo no primeiro game e abriu 2/0 de cara. Ele então precisou apenas administrar a vantagem até o final para sacramentar a virada e a vaga na segunda rodada no torneio cazaque, disputado em piso duro e com premiação de US$ 53.120.