Hamburgo (Alemanha) - A excelente recuperação da norte-americana Bernarda Pera segue firme. A número 81 do mundo, que vinha de cinco derrotas consecutivas até chegar ao qualificatório de Budapeste na semana passada, está em sua segunda final consecutiva, agora no saibro alemão. Ela ganhou todos os 22 sets disputados em suas últimas 11 partidas.
Nesta sexta-feira, Pera teve pouco trabalho para superar a cabeça 7 Maryna Zanevska, com parciais de 6/2 e 6/4. Campeã pela primeira vez na carreira na semana passada, a tenista de 27 anos desafia agora a cabeça 1 de Hamburgo, a estoniana Anett Kontaveit, que superou a russa Anastasia Potapova, por 6/3 e 7/5. A decisão está marcada para às 8h (de Brasília) deste sábado.
2 straight finals 👏
11 straight wins 👏
22 consecutive sets 👏
🇺🇸 @bernarda_pera secures her spot in the #HamburgOpen final! pic.twitter.com/EPN4tCTvkQ— wta (@WTA) July 22, 2022
"Tenho trabalhado muito duro e por muto tempo. Sempre treinava bem, mas não conseguia repetir isso durante as partidas", afirma Pera, que ainda precisou parar por dois meses depois de contusão em Doha. Com isso, chegou a Wimbledon com apenas duas vitórias em sete jogos na temporada. Agora, está com 11 em 16.
"Alguma coisa mudou, talvez eu tenha relaxado um pouco mais", avaliou a norte-americana. "Conforme você vence um jogo atrás do outro, a confiança cresce pouco a pouco". Os pontos altos do jogo de Pera são o saque e o forehand. Na partida desta sexta-feira, cravou 23 winners.
Kontaveit por sua vez atinge a 16ª final de sua carreira e vai em busca do sétimo troféu de primeira linha. "Acredito que tenha jogado um bom tênis para derrotar Potapova hoje. Estou satisfeita com a forma com que tenho lutado em quadra". A estoniana anotou 17 winners no primeiro set, mas depois vacilou. Abriu 5/2 no segundo e cedeu empate, antes de enfim retomar o domínio.
As duas finalistas repetem a recente primeira rodada de Wimbledon, em que Kontaveit venceu Pera por 7/5 e 6/1, o único duelo entre elas até agora.