Notícias | Dia a dia
ATP promove pesquisa sobre homofobia no circuito
22/07/2022 às 21h12

Londres (Inglaterra) - A ATP anunciou o lançamento de uma parceria educacional com a associação You Can Play, uma organização comprometida em promover a inclusão da comunidade LGBTQ+ no esporte. A colaboração visa aproveitar os insights de uma pesquisa concluída por jogadores da ATP na última temporada.

A pesquisa, desenvolvida em colaboração com a Pride Sports e pesquisadores da Monash University de Melbourne, teve como objetivo entender as experiências e percepções dos jogadores da ATP, revelar possíveis barreiras à inclusão e oferecer dados para tornar o tênis seguro e acolhedor para todos. Segundo a entidade, a iniciativa também fez parte do esforço mais amplo para fortalecer a diversidade e a inclusão no tênis.

Aberta aos jogadores de forma anônima, a pesquisa analisou comportamentos e atitudes em vários grupos do ecossistema do tênis, a fim de construir uma imagem o mais abrangente possível. No total, 65 jogadores da ATP participaram, com a maioria dos entrevistados classificados entre os 250 melhores do mundo. Vários jogadores também participaram de entrevistas individuais voluntárias para oferecer perspectivas pessoais aprofundadas sobre o assunto. Os dados foram então analisados ​​de forma independente pelos pesquisadores e compilados em um relatório final.

Entre suas descobertas, a pesquisa revelou que a linguagem homofóbica é comumente usada no tênis, em taxas consistentes se comparadas as de outros esportes importantes. Segundo a ATP, 75% dos entrevistaram relataram ter ouvido outros jogadores usarem insultos homofóbicos, a pesquisa identificou a aceitação social, conformidade com as normas sociais e brincadeiras como os principais impulsionadores do uso de linguagem homofóbica no tênis.

Os dados da pesquisa e da entrevista da ATP também indicaram um forte medo de rejeição, isolamento de outras pessoas do circuito como prováveis ​​barreiras para os jogadores LGBTQ+ divulgarem publicamente sua sexualidade. A maioria dos jogadores que participaram da pesquisa, incluindo 95% dos jogadores com menos de 31 anos, apoiaram a ação da ATP para combater a homofobia.

Além do impulso educacional da ATP e do You Can Play, a inclusão LGBTQ+ também será uma parte fundamental dos esforços de proteção da ATP daqui para frente. A associação que a passa a trabalhar de forma conjunta com a ATP é parceira de longa data de outras ligas norte-americanas como a NHL (hóquei), MLS (futebol) e NASCAR (automobilismo).

Comentários