Varsóvia (Polônia) - Com presença cada vez mais constante nos torneios de primeira linha, Laura Pigossi tenta disputar mais um WTA 250 no saibro europeu. Depois de ter atuado em Budapeste e Hamburgo nas duas últimas semanas, ela avançou no quali de Varsóvia e está a uma vitória de entrar na chave principal. A número 2 do Brasil e 120ª do mundo venceu a búlgara Isabella Shinikova, 229ª, por 7/6 (11-9) e 6/1.
Como o próprio placar indica, o jogo teve duas parciais muito distintas. O primeiro set teve duas quebras para cada lado e Pigossi precisou salvar sete set-points. Foram quatro quando Shinikova liderava por 5/4 e sacava para o set, e mais três durante o tiebreak. Mas depois de vencer o set inicial, a brasileira dominou a parcial seguinte, em que conseguiu três quebras e não enfrentou break-points.
Cabeça 1 do quali, Pigossi agora enfrenta a holandesa Arianne Hartono, 169ª do ranking, que venceu a japonesa Yuki Naito, 196ª colocada, por 6/2 e 6/4. O confronto marcado para este domingo é inédito no circuito profissional.
Atualmente com o melhor ranking da carreira, a paulistana de 27 anos ainda tem a receber 30 pontos por ter alcançado as oitavas em Hamburgo na última semana. A vitória na estreia do quali vale 12 pontos na WTA, com possibilidade de 18 pontos caso ela entre na chave principal.