Notícias | Dia a dia
Ruud vence de virada e defende título em Gstaad
24/07/2022 às 09h33

Ruud é o primeiro a defender o título em Gstaad desde o tricampeonato de Bruguera nos anos 90

Foto: EFG Swiss Open Gstaad

Gstaad (Suíça) - Pelo segundo ano consecutivo, o título do ATP 250 de Gstaad é de Casper Ruud. O número 5 do mundo defendeu o troféu ao vencer neste domingo o italiano Matteo Berrettini por 4/6, 7/6 (7-4) e 6/2 em 2h33 de partida. O norueguês de 23 anos conquista seu nono título no circuito, sendo o oitavo em quadras de saibro. Na temporada, ele já havia vencido os torneios de Buenos Aires e Genebra.

Apesar de o tradicional torneio ter uma longa galeria de bicampeões, que inclui o brasileiro Thomaz Bellucci com conquistas em 2009 e 2012, o último jogador a defender um título em Gstaad foi o espanhol Sergi Bruguera, que venceu três edições seguidas entre 1992 e 1994.

O resultado também amplia uma incrível invencibilidade de Ruud em torneios suíços, já que ele nunca perdeu nem em Genebra e nem Gstaad. São 16 vitórias seguidas no país. "Acho que a torcida suíça me ajudou muito. É um país com muita história no tênis, especialmente pelos títulos do Roger e do Stan. Eles são uma inspiração para tenistas de todo o mundo, inclusive para mim", disse durante a cerimônia de premiação.

"Acho que a Suíça me lembra um pouco a Noruega, exceto que eles pagam menos impostos aqui", comentou o norueguês, arrancando risos do público. "O torneio é muito bem organizado e o tempo estava firme durante toda a semana, então é um prazer jogar aqui em Gstaad e na Suíça. Espero voltar no ano que vem".

Superado na final, Berrettini também já foi campeão no saibro de Gstaad, em 2018. O italiano de 26 anos segue com sete títulos na carreira, dois deles este ano, nas quadras de grama de Stuttgart e Queen's. É a terceira final seguida para o italiano, que foi diagnosticado com Covid-19 às vésperas de Wimbledon e ficou fora do Grand Slam londrino. Ele ficou 12 jogos invicto no circuito.

O set inicial teve apenas uma quebra, conquistada por Berrettini no quinto game. Logo na sequência, o italiano escapou de três break-points e não teria mais o saque ameaçado até o fim do set. Berrettini continuava sacando bem, com quatro aces no primeiro set e mais quatro no segundo, em que não enfrentou break-points. Por sua vez, Ruud escapou de um 15-40 ainda no começo de outra chance de quebra no 4/4. O norueguês dominou o tiebreak e forçou o terceiro set.

Já na parcial decisiva, o atual campeão teve ótimo desempenho no saque e só perdeu três pontos em seus games de serviço. Além disso, passou a pressionar o saque de Berrettini com mais frequência. O italiano até escapou de três break-points no game de abertura, mas não evitou que Ruud conseguisse duas quebras para virar o jogo e conquistar o título.

"Foi importante para mim manter o saque no segundo set. Aqueles break-points que eu salvei foram decisivos. O tiebreak foi totalmente a meu favor e pude aproveitar aquele momento e já conseguir uma quebra no início do terceiro set e jogar cada vez melhor", afirmou o bicampeão.

Comentários