Notícias | Dia a dia
Krajicek: 'Federer só é nº 1 por lesões de rivais'
21/06/2018 às 09h25

Federer sagrou-se campeão em Roterdã neste ano

Foto: Divulgação

Roterdã (Holanda) - Campeão de Wimbledon em 1996 e ex-número 4 do mundo, o holandês Richard Krajicek é atualmente o diretor do ATP 500 de Roterdã e viu lá, neste ano, o suíço Roger Federer assumir a liderança do ranking pela primeira vez em 2018, numa disputa com o espanhol Rafael Nadal que já causou cinco mudanças de líder, , número que não se repetia desde 2003.

Apesar de ver de perto o feito de Federer, o holandês parece não ter se convencido totalmente dos méritos do suíço nessa caminhada. "Se Roger agora é o número 1 de novo é porque seus maiores rivais se encontram lesionados. O que ele fez de especial é conseguir manter um nível altíssimo durante 16 anos e por isso conseguiu o recorde de Grand Slam", disparou Krajicek.

"Acredito que (Novak) Djokovic é mais completo do que Federer, ele foi capaz de ser o campeão ao mesmo tempo dos quatro títulos de Slam entre 2015 e 2016. Roger nunca conseguiu fazer isso. Ele é o tenista mais bonito de se ver jogando, mas Djokovic ganhou a maior parte dos encontros entre eles", observou o diretor de Roterdã.

O retrospecto nos duelos entre Federer e Djokovic é favorável ao sérvio, mas com uma margem bem pequena de 23 vitórias para ele e 22 para o tenista da Basileia e atual número 1 do mundo, que nesta semana joga na grama do ATP 500 de Halle em busca do decacampeonato e da manutenção da liderança.

Krajicek também afirmou que Federer se aproveitou de um período de entressafra de jogadores para acumular boa parte dos seus números. "No começo, (Rafael) Nadal não conseguia competir com ele em outras superfícies que não o saibro. Foi um período de transição, Roger jogou com as estrelas a geração anterior como (Andre) Agassi ou (Marat) Safin durante anos. Os jogadores de sua idade, como (Andy) Roddick, (Lleyton) Hewitt, (Juan Carlos) Ferrero e (Ivan) Ljubicic não tinham armas para preocupá-lo nos Grand Slam", finalizou.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis