Notícias | Dia a dia
Campeã juvenil de RG vence a 1ª e desafia Kontaveit
26/07/2022 às 13h53

Lucie Havlickova venceu o Banana Bowl e também o torneio juvenil de Roland Garros nesta temporada

Foto: Livesport Prague Open

Praga (República Tcheca) - Campeã juvenil de Roland Garros, a tcheca de 17 anos Lucie Havlickova recebeu um convite para o WTA 250 de Praga e aproveitou muito bem a oportunidade recebida pelos organizadores. Ela marcou sua primeira vitória em um torneio desse nível, superando outra jovem tcheca, Barbora Palicova, de 18 anos e vinda do quali, com parciais de 6/2 e 7/6 (7-5).

Havlickova é atual número 2 do ranking juvenil. Além da conquista de Roland Garros, ela também esteve no Brasil no início da temporada e venceu o Banana Bowl em Criciúma. Entre as profissionais, a tcheca ocupa o 787º lugar do ranking. Ela já havia jogado o WTA de Praga nos últimos dois anos, o quali em 2020 e a chave principal no ano passado.

"Estou muito feliz por conseguir minha primeira vitória em um torneio da WTA. No começo eu estava muito nervosa, e o mesmo no final da partida, quando não converti os dois primeiros match-points. Fico muito feliz por ter conseguido fechar o jogo no final", disse Havlickova na entrevista após a partida.

A adversária de Havlickova nas oitavas em Praga será a número 2 do mundo Anett Kontaveit. Principal cabeça de chave do torneio, a estoniana venceu nesta terça-feira a estoniana Ekaterine Gorgodze, 126ª colocada, por 6/1 e 6/0 em apenas 48 minutos de partida. A estoniana vinha de uma final no saibro de Hamburgo.

"Acho que fiz uma boa partida, fui agressiva desde o primeiro ponto e consegui manter esse nível. Eu nunca entro em uma partida pensando que vai ser fácil, sempre espero um jogo duro. Apesar do placar tranquilo, eu precisei jogar bem", disse Kontaveit após sua rápida apresentação na estreia.

Krejcikova inicia bem a defesa do título
Outra favorita que largou muito bem em Praga foi Barbora Krejcikova, 18ª do ranking e atual campeã do torneio. A tcheca venceu a russa Anna Blinkova por 6/3 e 6/1 em 1h17 de partida. A partida começou com quebras de saque consecutivas, mas depois Krejcikova só perdeu mais dois games. E no segundo set, a ex-número 2 do mundo conseguiu três quebras e escapou dos dois break-points que enfrentou.

"Eu me senti bem, estava realmente ansioso por isso. O início foi mais lento, mas fui melhorando aos poucos. No final, já joguei um bom tênis", avaliou Krejcikova. A vencedora de Roland Garros do ano passado enfrenta nas oitavas a japonesa Nao Hibino, 251ª colocada.

Outras jovens jogadoras tchecas também avançam
A rodada desta terça-feira teve mais duas vitórias da nova geração tcheca. Linda Noskova, de 17 anos e 112ª do ranking, vencia a russa Natalia Vikhlyantseva por 6/2 e 3/1 antes de a rival abandonar por lesão no pé direito. Ela agora enfrenta a francesa Alizé Cornet, cabeça 5 do evento. Noskova venceu o torneio juvenil de Roland Garros no ano passado.

Também avançou Dominika Salkova, de 18 anos e 421ª do ranking, que derrotou a suíça Ylena In-Albon por 6/1 e 6/4. Ela terá um duelo tcheco contra Marie Bouzkova, oitava cabeça de chave.

Comentários