Notícias | Dia a dia
Satisfeita com estreia, Iga aposta no preparo físico
27/07/2022 às 17h59

Swiatek volta a atuar nesta quinta-feira, a partir das 9h30 (de Brasília), pelas oitavas

Foto: BNP Paribas Poland Open

Varsóvia (Polônia) - De volta ao circuito depois de três semanas, a número 1 do mundo Iga Swiatek aprovou seu desempenho na estreia do WTA 250 de Varsóvia, em quadras de saibro. Jogando em casa, a polonesa cedeu apenas três games na partida desta quarta-feira contra a compatriota Magdalena Frech. Vencedora de seis títulos em 2022, a líder do ranking aproveitou o período sem competições para treinar forte e intensificar o preparo físico para o restante da temporada.

"Estou feliz por ter sido sólida hoje porque a Frech não é uma adversária fácil. Desde o início eu queria pressioná-la e fiz isso muito bem. Tenho certeza de que com nossos estilos o resultado pode ser diferente em diferentes superfícies, por exemplo, na grama. Mas aqui não tive problemas em usar meus topspins", disse Swiatek após a vitória por 6/1 e 6/2 em 1h13.

Durante a rápida apresentação, Swiatek não enfrentou break-points e conseguiu quatro quebras, duas em cada set, além de lidar muito com as variações propostas pela rival, que usava muitos slices de backhand e drop-shots. Ela volta a atuar nesta quinta-feira, às 9h30 (de Brasília) pelas oitavas de final, diante da romena Gabriela Lee, apenas 146ª colocada.

"Tive uma pausa depois de Wimbledon, mas depois comecei a treinar muito duro. Tivemos uma mini pré-temporada antes deste torneio. Então fisicamente me sinto muito bem", acrescentou a polonesa de 21 anos, que marcou sua 47ª vitória em 51 jogos disputados no ano.

A bicampeã de Roland Garros também comemorou a oportunidade de jogar em casa nas últimas semanas. Além do torneio na capital, ela participou de uma exibição beneficente em Cracóvia, no último sábado, para arrecadar fundos para crianças e adolescentes da Ucrânia, país vizinho e afetado pela guerra desde fevereiro.

"Mentalmente tive alguns desafios, como naquela partida de exibição em Cracóvia, que foi muito emocionante. Foi uma loucura tudo o que aconteceu lá", reconhece a tenista que jogou com o estádio cheio nesta quarta-feira. "Com certeza, jogar em sua cidade natal com toda essa torcida é extraordinário. Eu não tive a chance de jogar muitos torneios na Polônia, então com certeza eu precisava de foco e determinação extra para vir aqui e não deixar minha cabeça pensar em outras coisas".

Comentários