Notícias | Dia a dia
Kontaveit avança em Praga, Krejcikova sofre virada
28/07/2022 às 15h20

Kontaveit tenta alcançar sua quarta final no ano e a 16ª na carreira

Foto: Livesport Prague Open

Praga (República Tcheca) - A rodada desta quinta-feira pelo WTA 250 de Praga foi de resultados distintos para as duas principais cabeças de chave do torneio. A número 2 do mundo Anett Kontaveit venceu mais uma e está nas quartas de final do torneio em quadras duras na capital tcheca. Já a atual campeã Barbora Krejcikova, 18ª do ranking sofreu uma virada e se despediu nas oitavas.

Kontaveit superou a tcheca de 17 anos Lucie Havlickova, campeã juvenil de Roland Garros e vice-líder do ranking mundial de sua categoria. A estoniana marcou as parciais de 6/4 e 6/3 em 1h12 de partida. Durante o jogo, Kontaveit conseguiu quatro quebras e perdeu apenas um game de serviço.

"Sabia que ela é uma boa jogadora. Então, já esperava uma partida difícil. Lucie avançou uma rodada aqui, ela foi campeã juvenil em Roland Garros", disse Kontaveit, na entrevista após a partida. "Ela é uma adversária complicada, sacou muito bem. Tive dificuldade para devolver o saque, então tive que ser muito sólida nos pontos importantes. Claro que estou feliz pela vitória, mas sinto que eu poderia ter feito melhor hoje".

Vinda de um vice-campeonato no saibro de Hamburgo na semana passada, Kontaveit tenta alcançar a 16ª final da carreira e a quarta na temporada. O mais recente de seus seis títulos no circuito foi conquistado em São Petersburgo, em fevereiro. A jogadora de 26 anos enfrenta nas quartas a russa Anastasia Potapova, que venceu a chinesa Lin Zhu por 6/4 e 7/6 (10-8). Na semana passada, Kontaveit derrotou Potapova na semi de Hamburgo.

Lucky-loser, Hibino enfrenta a jovem Noskova nas quartas
Já a campeã do ano passado Barbora Krejcikova não repetiu a boa campanha da última temporada. A tcheca até começou na frente contra a japonesa Nao Hibino e chegou a liderar o segundo set por 5/3, mas não aproveitou a chance de sacar para o jogo. Hibino, que é apenas a 251ª do ranking, reagiu e buscou a virada, com parciais de 3/6, 7/6 (7-5) e 6/3 em 2h47 de partida. Ex-top 60, a japonesa de 27 anos e vencedora de dois torneios da WTA tem cinco finais no circuito, a mais recente em 2019. 

"Acho que o meu saque não está tão bom agora agora e isso me atrapalhou em momentos importantes. Isso é o que acontece às vezes, mas estou seguindo em frente", afirmou Krejcikova após a dura eliminação em seu país natal. "Eu já esperava que ela jogasse assim, que corresse muito e empurrasse mais com o backhand. Lidei bem com isso por quase o jogo todo, mas infelizmente o final não deu certo para mim. Nós lutamos muito, mas sempre no momento em que eu mais precisava, cometia erros desnecessários".

A próxima rival de Hibino será mais uma jogadora tcheca, Linda Noskova, de 17 anos e 112ª do ranking. A jovem jogadora da casa eliminou a francesa Alizé Cornet, cabeça 5 do evento, por 7/5, 1/6 e 7/6 (9-7). Noskova, que venceu o juvenil de Roland Garros no ano passado, e na atual temporada estreou na chave principal de um Grand Slam, chega pela primeira vez às quartas de final de um WTA. 

"Eu comecei a ser mais agressiva do que ela, usei muito bem o meu saque e tirei muita vantagem disso", disse Noskova após a partida. Ela fez 33 a 31 em winners, e cometeu 66 erros contra 50 de Cornet. A tcheca precisou de sete match-points para vencer a partida, já que chegou a liderar o tiebreak do terceiro set por 6-0. "Estava bem nervosa, não conseguia fechar o jogo naqueles seis match-points, mas a torcida estava me apoiando muito e eu consegui vencer".

Nos outros confrontos das quartas, definidos após a rodada da última quarta-feira. A tcheca Marie Bouzkova, cabeça 8 do torneio, enfrentará a jovem russa de 19 anos e vinda do quali Oksana Selekhmeteva. Já a polonesa Magda Linette mede forças com a chinesa Qiang Wang.

Confira a programação desta sexta-feira

Quadra Central - 6h
[1]Anett Kontaveit (EST) vs. [7]Anastasia Potapova
Não antes de 7h30
[C]Linda Noskova (TCH) vs. [LL]Nao Hibino (JPN)
[8]Marie Bouzkova (TCH) vs. [Q]Oksana Selekhmeteva
Magda Linette (POL) vs. [Q]Qiang Wang (CHN)

Comentários