Varsóvia (Polônia) - Podendo alcançar o top 100 pela primeira vez com uma vitória nesta sexta-feira, a paulista Laura Pigossi acabou levando a pior e não passou das quartas de final no WTA 250 de Varsóvia. Sua algoz foi a romena Ana Bogdan, que dominou a brasileira e venceu com duplo 6/1 anotado em apenas 68 minutos.
Com a campanha desta semana, a paulista de 27 anos vai ganhar um pouco mais de terreno no ranking. Por enquanto ela está saindo da atual 113ª colocação para a 104ª, mas sua ascensão depende de outras rivais que estão logo abaixo, ainda podem somar pontos e ultrapassá-la.
Primeira semifinalista no saibro polonês, Bogdan ainda não sabe quem terá pela frente na próxima rodada. Ela espera agora pela vencedora da partida entre a croata Petra Martic, cabeça de chave número 8 no torneio, e a ucraniana Kateryna Baindl, que veio do qualificatório.
O saque de Pigossi não conseguiu incomodar muito a rival romena. Embora tenha acertado 78% dos primeiros serviços, a brasileira venceu apenas 33% dos pontos disputados em seus games de saque, aproveitamento inferior ao que teve nas devoluções, com as quais chegou a faturar 35% das bolas.
Bogdan começou a partida salvando dois break-points logo no primeiro game e depois disso deslanchou, abrindo 5/0 de cara, com duas quebras a seu favor. A paulista conseguiu quebrar a sequência negativa, confirmou um game de serviço e evitou o 'pneu', mas ficou apenas nisso.
Na segunda parcial, o domínio da romena permaneceu. Mais uma vez ela venceu os cinco primeiros games, desta vez com três quebras seguidas. Laura até devolveu um dos breaks, mas não conseguiu confirmar nenhum de seus saque, amargou nova quebra e assim acabou eliminada da competição.