Notícias | Dia a dia
Garcia surpreende e elimina Swiatek nas quartas
29/07/2022 às 14h41

Garcia tenta conquistar seu segundo título na temporada

Foto: BNP Paribas Poland Open

Varsóvia (Polônia) - Apesar de todo o favoritismo de Iga Swiatek, que estava invicta no saibro na temporada, a participação da número 1 do mundo no WTA 250 de Varsóvia chegou ao fim ainda nas quartas de final. Swiatek foi superada nesta sexta-feira pela francesa Caroline Garcia, ex-top 5 e atual 45ª do ranking, que marcou as parciais de 6/1, 1/6 e 6/4 em 2h17 de partida.

Swiatek não perdia no saibro desde o ano passado, para Maria Sakkari, em Roland Garros. Com 18 vitórias seguidas no piso, a polonesa de 21 anos também foi campeã do Grand Slam francês e também venceu os torneios de Roma e Stuttgart. Em seu melhor momento na carreira, a líder do ranking acumula 48 vitórias e apenas cinco derrotas, já com seis títulos conquistados em 2022.

Garcia, de 28 anos, tem oito títulos no circuito da WTA. O mais recente foi conquistado este ano, na grama de Bad Homburg. A experiente jogadora francesa tenta alcançar a 12ª final de sua carreira profissional no circuito. Ela marcou sua 15ª vitória contra top 10 e a primeira sobre uma número 1 do mundo.

O início de partida foi complicado para Swiatek, que sofreu duas quebras seguidas e saiu perdendo por 4/0. A número 1 do mundo chegou a criar seis break-points durante o primeiro set e até devolveu uma das quebras, mas Garcia fechou a porta na maioria das vezes em que teve o serviço ameaçado, principalmente com ótimos saques e com um jogo bastante agressivo do fundo de quadra. A francesa ainda voltaria a quebrar na reta final do set. Ela fez 13 a 8 em winners e cada jogadora cometeu 4 erros.

Ainda no início do segundo set, Swiatek teve que salvar dois break-points. Mas logo depois a polonesa conseguiu duas quebras seguidas e abriu 5/1 no placar. Mesmo com apenas três bolas vencedoras na parcial, ela dominou as ações, especialmente por ter feito só um erro não-forçado contra 11 de Garcia. Sacando para o set, a líder do ranking ainda escapou de uma chance de quebra antes de empatar a partida.

O terceiro set foi o mais equilibrado da partida e com domínio das sacadoras por sete games. Garcia foi a primeira a quebrar ao fazer 5/3 depois de uma dupla falta de Swiatek. Mas a número 1 do mundo reagiu, apostando em devoluções agressivas com o backhand na paralela. Ela também conseguiu um ótimo voleio para chegar ao break-point. Mas Garcia voltaria a quebrar no game seguinte, chegando à vitória com um winner de devolução com o forehand. A francesa liderou nos winners por 38 a 20 e cometeu 22 erros contra 12 da líder do ranking.

Duelo com Paolini na semifinal, a lucky-loser Baindl também vence
A adversária de Garcia na semi será a italiana Jasmine Paolini, 58ª do ranking, que venceu a suíça Viktorija Golubic por 1/6, 6/2 e 6/2. Paolini, de 26 anos, fará sua segunda semifinal seguida, repetindo a campanha da semana passada em Palermo. A italiana tem um título de WTA, conquistado em Portoroz no ano passado.

Outra semifinalista definida é a ucraniana Kateryna Baindl, 190ª do ranking e que entrou na chave como lucky-loser, que derrotou a croata Petra Martic por 1/6, 6/3 e 6/4. Baindl, de 28 anos, busca sua segunda final no circuito. Ela foi vice em Taiwan em 2018. Sua rival é a romena Ana Bogdan, algoz da brasileira Laura Pigossi nas quartas.

Comentários