Notícias | Dia a dia
Alcaraz tem trabalho, mas disputa a 6ª final do ano
30/07/2022 às 15h35

Umag (Croácia) - Falta apenas uma vitória para o espanhol Carlos Alcaraz conquistar seu quinto título desta temporada e chegar ao bicampeonato no ATP 250 de Umag. De qualquer forma, ele já pode comemorar mais uma ascensão no ranking: passa a ocupar o quarto posto, rebaixando o grego Stefanos Tsitsipas.

A sensação de 19 anos, no entanto, precisou lutar muito na semifinal deste sábado diante do canhoto italiano Giulio Zeppieri. Oriundo do qualificatório e apenas 168º do ranking, ele tem 20 anos e fez uma grande apresentação neste sábado antes de se render ao cansaço e cãibras, permitindo a Alcaraz o placar de 7/5, 4/6 e 6/3.

Finalista no domingo passado em Hamburgo, a primeira de suas seis finais de nível ATP em que terminou derrotado, o número 5 do ranking aguarda agora quem passar do jogo entre outros dois italianos, o cabeça 2 Jannik Sinner e o qualificado Franco Agamenone.

Curiosamente, as últimas duas derrotas de Alcaraz aconteceram diante de jovens italianos. Ele perdeu nas oitavas de final de Wimbledon para Sinner em quatro sets e foi batido por Lorenzo Musetti há uma semana em Hamburgo.

Italiano mostra muita qualidade
Zeppieri mostrou grande qualidade técnica ao longo de toda a partida, encarando pesadas trocas de bola com Alcaraz, mas também com muita agilidade e boas variações nas transições à rede.

Mais experiente em jogos importantes, o espanhol abriu 3/1 e 4/2, mas não intimidou o italiano, que chegou ao empate no oitavo game com excelentes jogadas. Evitou break-point em seguida e então colocou grande pressão sobre o adversário, obrigando Alcaraz a fazer lances espetaculares para evitar três set-points no 10º game. Por fim, o cabeça 1 aproveitou queda de intensidade, quebrou e fechou.

O italiano pareceu sentir o momento, porém ainda evitou a quebra na abertura do segundo set e aí voltou a endurecer a partida. No final do quarto game, Alcaraz sofreu leve torção no tornozelo direito, foi medicado e retornou aparentemente sem sequelas. Os sacadores se mantiveram agressivos até Alcaraz ser atacado nas devoluções e perder o saque decisivo no 10º game.

O terceiro set viu o espanhol mais sólido depois de um longo primeiro game. Chegou a ter 3/0 e saque a favor quando Zeppieri se soltou outra vez, reduziu para 3/2 e voltou a pressionar o favorito.

Comentários