Kingston (Jamaica) - O juvenil de 16 anos Ettore Danesi conquistou no último sábado seu primeiro título no circuito da Federação Internacional. Único brasileiro na disputa do ITF J4 de Kingston, em quadras duras na Jamaica, Danesi venceu a final contra o norte-americano Rohan Belday, cabeça 2 do torneio e 420º do ranking, por 2/6, 7/6 (7-5) e 6/1.
O título rende 60 pontos no ranking da ITF para Danesi, que atualmente aparece apenas no 1.186º lugar, mas certamente terá grande avanço e aparecerá por volta da 650ª posição quando a lista for atualizada na próxima segunda-feira. Nascido em 2006, ele pode disputar torneios do circuito mundial juvenil até 2024.
O jovem paulista reside desde julho do ano passado nos Estados Unidos e é treinado e supervisionado pelo Ricardo Acioly na Evert Tennis Academy. Em junho, venceu um ITF nas duplas na Guatemala.
Matheus de Lima e Gabriela Felix ficam com vice no Paraguai
Dois juvenis brasileiros ficaram com o vice no ITF J5 de Lambare, no Paraguai, disputado no saibro. O paranaense Matheus de Lima e a carioca Gabriela Felix recebem 18 pontos no ranking, em torneio que valia 30 para os campeões.
Matheus de Lima, 274º do ranking, estava invicto há 14 jogos e buscava o terceiro título seguido no circuito, mas foi superado na final pelo argentino Lucca Guercio, 630º colocado, com parciais de 7/5 e 6/0. Já Gabriela Felix, 534ª do ranking, vinha de um título em Luque, também no Paraguai, e caiu diante da anfitriã de 17 anos Leyla Britez Risso, principal cabeça de chave e 92ª do ranking, por 3/6, 6/3 e 6/3.
Gabriel Nogueira é vice de duplas na Alemanha
Pelo circuito de 14 anos, Gabriel Nogueira ficou com o vice-campeonato de duplas do evento de Categoria Super da Tennis Europe na cidade de Dueren, na Alemanha. Nogueira e o espanhol Valentin Gonzalez foram superados pelo austríaco Constantin Neubauer e o polonês Jan Urbanski por 6/2 e 7/6 (7-5).