Notícias | Beach Tennis
Campeăs olímpicas do vôlei disputam o Macena Open
04/08/2022 ŕs 16h27

Carol Albuquerque e Paula Pequeno, campeăs no vôlei.

Foto: Celio Jr.

Marechal Deodoro (AL) - O Macena Open, torneio recordista de atletas, tem feras tanto no profissional quanto no amador. Duas campeãs olímpicas disputam a categoria B de Dupla Feminina e Dupla Mista e começam a jogar nesta sexta-feira no complexo montado na Praia do Francês, em Marechal Deodoro.

Paula Pequeno, bicampeã olímpica do vôlei de quadra em Pequim/2008 e Londres/2012, e Carol Albuquerque, ouro em 2008, vão disputar a sexta competição juntas e Paula jogará as mistas com o marido Alexandre Folhas.

Carol Albuquerque conheceu o esporte no Litoral Norte de São Paulo através de uma clínica com o atual top 10, Thales Santos, e o ex-top 10, Marcus Ferreira. "Eu adorei, mas como estava ainda com contrato profissional no vôlei e não podia machucar, não segui. Mas quando parei de jogar, eu comecei no beach. Eu vi que a Paula também estava jogando e a chamei pra jogarmos juntas."

Paula, eleita duas vezes a melhor do mundo, começou no esporte através do marido que tem uma empresa de esportes outdoor. "Fui prestigiar e ele me falou para tentar. Comecei a brincar, adorei a sensação. Temos uma boa noção de quadra, por ter jogado vôlei de praia, o tamanho é o mesmo."

Este será o sexto torneio da dupla. Nos cinco anteriores, no amador, elas ganharam todos, quatro delas no circuito estadual no Rio de Janeiro. "Eu e Carol nos conhecemos há uns 20 anos, existe uma relação de confiança, saber lidar uma com a outra. Carol então me fez o convite. Ela me chamou para jogar o Circuito Carioca na B, eu pensei até em jogar a C, mas ela quis colocar logo na B", disse Paula Pequeno.

"Estávamos sentindo falta de competitividade, daquela adrenalina. Eu adoro, jogava tênis, a Paula começou a praticar, estamos adorando, é uma forma da gente evitar uma depressão, pois paramos de jogar (vôlei) e estamos na praia, fazemos muitas amizades e o beach é uma delícia", disse Carol Albuquerque.

"Ganhamos todas as etapas até agora, estamos evoluindo. O mais legal de tudo no beach é que, além de democrático, temos um histórico de lesões muito grande e o beach não machuca, a areia fofa retém o impacto, transferimos a força para a raquete, poupando ombro, coluna.”

Na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, elas aproveitam para fazer o que não tinham tempo na época do vôlei. "Conheci o André Macena em Campinas, no ano passado, e vários amigos me falaram do campeonato, nos incentivaram. Quando viajávamos com o vôlei era só quadra e hotel. O beach dá para ter vida social e conhecer tudo, estamos adorando."

As duas estão nos últimos eventos na categoria. Foram convocadas para representar o Rio de Janeiro na Copa das Federações em outubro, em Biguaçu (SC) e depois vão subir para a categoria A. O objetivo de ambas é o profissional. Do vôlei hoje só nostalgia e torcida pela nova geração na busca por medalha em Paris/ 2024.

Comentários