Notícias | Dia a dia
Kudermetova volta a superar Jabeur e chega à semi
05/08/2022 às 20h11

Kudermetova venceu todos os três duelos contra Jabeur no circuito

Foto: Mubadala Silicon Valley Classic

San Jose (EUA) - As jogadoras russas seguem se destacando na disputa do WTA 500 de San Jose. Depois da classificação de Daria Kasatkina no início da rodada desta sexta-feira, foi a vez de Veronika Kudermetova também avançar à semifinal do torneio. Kudermetova, 19ª do ranking, bateu a tunisiana Ons Jabeur, número 5 do mundo e terceira cabeça de chave do torneio, por 7/6 (7-5) e 6/2 em 1h41 de partida.

Esta foi a terceira vitória de Kudermetova, que ainda não perdeu para a tunisiana no circuito. A russa já havia levado a melhor em dois duelos válidos pela temporada de 2019 do circuito. "Sei que a Ons gosta de usar slices e drop-shots e eu tentei não dar tempo a ela. É uma jogadora perigosa, o primeiro set foi muito nervoso, e acho que a chave foi ser agressiva".

Impedida de jogar em Wimbledon, por conta do veto aos jogadores da Rússia e de Belarus, a tenista de 25 anos aproveitou o período sem competição para intensificar a carga de treinos. "Trabalhei muito nas últimas cinco semanas, eu estava quase morrendo em quadra todos os dias, e voltei muito mais forte. É por isso que estou nessa semifinal. Eu me sinto muito confortável aqui, sei que haviam muitos torcedores da Ons hoje, mas isso também me motivou".

Kudermetova tem um título de WTA, conquistado em Charleston no ano passado e já esteve em outras quatro finais. Sua próxima adversária virá da partida entre as norte-americanas Shelby Rogers e Amanda Anisimova, que se enfrentam a partir das 23h (de Brasília) desta sexta-feira.

No primeiro set, que teve uma quebra para cada lado ainda no início, Jabeur esteve duas vezes a um game da vitória, mas Kudermetova fez dois ótimos games de saque. No tiebreak, a russa abriu 5-2, fez uma dupla falta e permitiu o empate por 5-5. Mas na sequência, ela encaixou um ace e contou um erro de forehand da tunisiana que parou na rede. Ela tinha 19 a 8 nos winners e 18 erros contra 15.

Já no segundo set, Kudermetova pressionou o saque de Jabeur com maior frequência e criou oito break-points para conseguir três novas quebras. Ela liderou por 5/1, perdeu a chance de sacar para o jogo, mas voltaria a quebrar no último game da partida. A russa liderou a estatística de winners por 30 a 17 e cometeu 25 erros não-forçados contra 23 de Jabeur.

Comentários