Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Atual campeã, Muguruza leva virada e se despede
05/07/2018 às 17h17

Com a queda de Muguruza, torneio já tem seis top 10 eliminadas

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - Com apenas quatro dias de disputa, a chave feminina de Wimbledon já perdeu seis integrantes do top 10. Nem mesmo a atual campeã Garbiñe Muguruza ficou imune às várias surpresas das fases iniciais. Atuando na Quadra 2, conhecida como "cemitério dos campeões", a número 3 do mundo perdeu por 5/7, 6/2 e 6/1 para a belga Alison Van Uytvanck, jogadora de 24 anos e 47ª do ranking.

Em toda a Era Aberta do tênis feminino, só cinco mulheres defenderam o título em Wimbledon: As irmãs Venus e Serena Williams, a nove vezes campeã Martina Navratilova, além de Steffi Graf e Billie Jean King. Como defendia 2 mil pontos no ranking e fez apenas 70, Muguruza irá perder posições na próxima atualização da lista. Ela será ultrapassada por, no mínimo, três jogadoras.

Já Van Uytvanck comemora a primeira vitória contra top 10 da carreira em sua sétima tentativa contra uma rival deste porte. A belga já fez quartas em Roland Garros, mas nunca havia chegado à terceira rodada em Wimbledon. Sua próxima adversária é a estoniana Anett Kontaveit, 27ª colocada, que venceu a norte-americana Jennifer Brady por 6/2 e 7/6 (7-4).

O set inicial foi duríssimo para Muguruza, sofreu a primeira quebra da partida no sexto game e viu a rival liderar por 4/2. Embora tenha conseguido reagir a tempo e vencer três games seguidos, a espanhola sofreu com boas devoluções da adversária no momento em que sacava para fechar. Com o placar empatado por 5/5, a ex-número 1 fez um winner de backhand e contou com três erros da rival para voltar a quebrar. Na sequência, a atual campeã confirmou o saque para definir a parcial.

Depois de um set em que cada jogadora fez 11 winners, Muguruza não conseguia repetir a agressividade na parcial seguinte e só anotou três bolas vencedoras no segundo set. Van Uytvanck usava de alguns slices e drop shots para quebrar o ritmo da espanhola do fundo de quadra e ainda pôde apostar nas devoluções. Como Muguruza colocou poucos primeiros serviços em quadra, a belga colocou pressão e conquistou três quebras, permitinado que a espanhola vencesse dez pontos com o próprio saque.

Já no terceiro set, Van Uytvanck tentou ao máximo encurtar os pontos e jogar de maneira agressiva. Em algumas ocasiões, a belga também trazia a rival para a rede e herdou alguns pontos importantes. Uma quebra num game de nove minutos deixou a 47ª colocada em vantagem e Muguruza abusava de escolhas erradas para permitir que a rival ampliasse sua margem na liderança. Van Uytvanck perdeu apenas quatro pontos em seu saque no último set e consolidou a maior vitória da carreira.

Comentários